Chega a 221 o número de crianças contaminadas em escola de São Sebastião do Passé

bahia
17.02.2020, 20:35:00
Atualizado: 18.02.2020, 09:35:45
Hospital Municipal da cidade recebeu crianças, mas algumas foram transferidas para Salvador (Reprodução)

Chega a 221 o número de crianças contaminadas em escola de São Sebastião do Passé

Suspeita é que água estava contaminada

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


O número de crianças de uma escola municipal de São Sebastião do Passé, que foram vítimas de uma infecção, chegou a 221. De acordo com informações divulgadas pela prefeitura local, nesta segunda-feira (17), todos os infectados já receberam alta e não houve registros de novos casos.

Ainda de acordo com a gestão municipal, todas crianças que passaram mal, apresentando sintomas de febre, dor de cabeça e diarreia, são alunas do Colégio Municipal Dr. João Paim, onde estão matriculados 868 estudantes. Os primeiros casos foram identificados na última quinta-feira (13).

O motivo da infecção ainda não foi esclarecido, mas a Polícia Civil, que investiga o caso, trabalha com a principal hipótese de que ela tenha sido causada por uma contaminação na água que abastece a unidade de ensino, oriunda de um poço artesiano e que não passa por tratamento algum.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) já coletou amostras da água para fazer análises. A polícia informou nesta segunda que não há prazo para que os resultados dos exames sejam divulgados.

Além disso, foram colhidas amostras da água e de alguns alimentos fornecidos na merenda escolar dos alunos, como sucos, biscoitos e achocolatados. O material foi enviado para o Laboratório Central da Bahia (Lacen), da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Os resultados saem em 15 dias.

O colégio está interditado pela Vigilância Sanitária Municipal desde a última sexta-feira (14) e só deve voltar a funcionar após o Carnaval, que acaba no dia 25 de fevereiro.

A Prefeitura de São Sebastião do Passé informou que, nesse período sem funcionar, a escola passa por um período de limpeza geral. A gestão municipal acrescentou ainda que já foi providenciada a ligação de água por parte da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa).

Em nota, a Embasa informou que realizou, no sábado (15), a implantação de uma ligação de água para o Colégio Dr. João Paim, no município de São Sebastião do Passé, atendendo a solicitação da prefeitura municipal. "Com isso, o colégio, que antes utilizava fonte própria de abastecimento (poço), começou a receber água tratada de qualidade, fornecida pela empresa. Para assegurar que a água tratada fornecida pela Embasa não seja contaminada pela água utilizada anteriormente, os técnicos da Embasa realizaram a desinfecção do reservatório e implantaram instalações hidráulicas novas no imóvel", disse a Embasa, em nota. 

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gusttavo-lima-quebra-recorde-do-youtube-com-live-direto-de-sua-casa/
Foram 5h de show, 750 mil acessos simultâneos e 10 milhões de visualizações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-sindico-instala-pia-na-entrada-de-predio-para-ajudar-vizinhos-idosos/
Espanhol radicado na Bahia decidiu ajudar na higiene no prédio que é síndico em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/a-fe-nao-costuma-faia-como-manter-a-religiao-em-isolamento/
O amparo na religiosidade é a salvação para muitos soteropolitanos; tecnologia é aliada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/janelas-da-quarentena-do-dj-ao-saxofone-vizinhos-transformam-isolamento-em-uniao/
Baiano é outro nível... Nos últimos dias, movimento tomou conta de Salvador: tem até Carnaval dentro de casa; confira
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pearl-jam-lanca-gigaton-decimo-primeiro-album-da-banda/
Turnê, que começaria em abril, foi adiada por conta da pandemia do coronavírus
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cremeb-suspende-medico-que-prometeu-soro-da-imunidade-para-covid-19/
Aldo Grisi fez propaganda de suposta medicação para prevenir o novo coronavírus
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pela-1a-vez-papa-faz-rito-sozinho-e-da-indulgencia-plenaria/
Gesto inédito, por causa da pandemia do novo coronavírus, permite que mais de 1,3 bilhão de católicos tenham o perdão de seus pecados
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rui-costa-vai-processar-quem-usar-carro-de-som-em-protesto-contra-quarentena/
Grupo planeja ida do Centro de Convenções ao Farol da Barra para pedir fim do isolamento
Ler Mais