Chesf atua com prioridade na segurança de trabalhadores e população

Companhia realiza ações para garantir a saúde e bem-estar de todos os envolvidos com suas estruturas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2021 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Lampanche / Estúdio Correio

Segurança é sinônimo de certeza e confiança. E na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco essa palavra é posta em prática a todo o momento e em todos os setores da instituição. A segurança sempre esteve presente na Chesf. Em todos os seus projetos, desde a construção da primeira usina hidrelétrica Paulo Afonso I, em 1949, até as obras mais recentes, a segurança foi garantida pelos melhores profissionais, técnicas e materiais.“Na Chesf, temos um lema: a segurança é de responsabilidade de todos. Nenhuma atividade, nenhum trabalho, nenhum produto fim é mais importante que as vidas humanas. Nós entendemos que todo trabalho é bom quando todos terminam bem”, destaca Talita Mascaro, engenheira de Segurança da Chesf Paulo Afonso. Talita Mascaro, engenheira de Segurança da Chesf Paulo Afonso. A Regional onde Talita Mascaro trabalha é conhecida como o coração da Chesf. O reconhecimento faz jus ao local onde toda história da Companhia nasceu – há 73 anos - e a sua capacidade geradora de energia, sendo o maior complexo da Empresa. Considerando o Complexo Paulo Afonso, são cinco usinas hidroelétricas, além de 11 subestações nas imediações do município baiano, além de quilômetros de linhas de transmissão associadas. A engenheira de segurança fala que um dos prazeres de ser chamada de chesfiana – nome carinhoso dado para quem trabalha na Empresa – é o sentimento de confiança: “Em todas as atividades, a Chesf procura acompanhar, realizar treinamentos e reuniões. Tudo prezando para que as atividades tenham uma análise de prevenção de risco para que todos trabalhem com segurança e tenham consciência dos riscos em que estão expostos. Com isso, se previne acidentes”, conta.

Campanha No início do ano passado, a Chesf lançou uma campanha institucional focando em mostrar a segurança no seu sentido mais amplo a todos os empregados, parceiros e empresas contratadas. Intitulada “Viver com Segurança é Viver mais Feliz”, a ação foca em temas como a prevenção da saúde e bem-estar dos empregados durante atividades nas barragens, linhas de transmissão e subestações, prevenção de Desligamento por Erro Humano – que foca em evitar interrupções do sistema eletroenergético e acidentes do trabalho. Campanha "Viver com Segurança é Viver mais Feliz" reforça o valor da segurança em todos os processos da Chesf. Com programação contínua de ações de sensibilização sobre esses temas, a Chesf reforçou o seu compromisso com a segurança no processo das suas atividades, com a participação efetiva da Diretoria da Companhia. O intuito é de mostrar aos funcionários a importância da responsabilidade de cada um para a preservação da saúde e bem-estar de todos.

Nas suas instalações, a Empresa renovou a comunicação interna, destacando mensagens unificadas de segurança. As peças possuem a mensagem “Nossa Segurança é pra Você e com Você”. A campanha institucional também contemplou ações nas redes sociais, materiais gráficos para comunicação com empregados e população de comunidades específicas onde as instalações da Companhia estão inseridas, além de reforço na realização das Semanas Internas de Segurança do Trabalho – SIPAT, realizadas pelas Comissões Internas de Segurança do Trabalho (CIPA). Chesf realiza ações de prevenção de Desligamento por Erro Humano, que foca em evitar interrupções do sistema eletroenergético e acidentes do trabalho. Pandemia A pandemia do novo coronavírus pegou a todos de surpresa, mas a Chesf uniu esforços para adotar estratégias que reduzissem a disseminação da Covid-19. A Empresa criou e trabalha em cima de um protocolo próprio, que garante que os funcionários trabalhem se sentindo seguros. Entre as medidas tomadas estão a adoção do trabalho remoto, disponibilização de máscaras e álcool em gel, além de sinalizadores para auxiliar o distanciamento social entre aqueles que precisam acessar às instalações da Chesf.

“Algumas equipes estão em trabalho remoto, mas todos que executam atividades de campo, que precisam continuar trabalhando fora de casa, tiveram acesso a mascaras e álcool em gel, que estão disponibilizados em toda as instalações de trabalho. Além disso, também sinalizamos as distâncias de segurança. A Companhia deu todo suporte para que todos trabalhassem de maneira segura, de forma que a gente tentasse minimizar ao máximo a contaminação nas dependências de trabalho”, garante Talita Mascaro. Por conta da pandemia, Chesf adota medidas de prevenção em toda a empresa. Segurança da sociedade Além de ações com os empregados, a Chesf também se destaca pela realização de suas obras de engenharia com máxima segurança para a população. As suas barragens, usinas e diques foram projetados e construídos utilizando as melhores técnicas e materiais para assegurar a confiabilidade de suas estruturas.

Para garantir a segurança, há uma rotina de monitoramento, que mede o comportamento das estruturas ao longo do tempo. A Companhia também desenvolve um criterioso plano de manutenção, adotando procedimentos que atendem às exigências legais e regulatórias para garantir uma condição segura das barragens.

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.