Ciclone é rebaixado para tempestade tropical e mantém alerta para evitar o mar

Salvador não corria risco de ser impactada com efeitos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de março de 2019 às 17:43

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O ciclone tropical que atingiria no litoral sul da Bahia neste fim de semana se dissipou. De acordo com a Marinha, que confirmou a informação, o fenômeno oferecia risco apenas para o oceano, sem chegar ao continente.

“Existia uma possibilidade de formação de ciclone, mas não teve consequência alguma na faixa litorânea. Então, tudo indica que ele se dissipou, como era esperado. Desde sempre a previsão era de formação de ciclone paro oceano, não para o continente, então, sabíamos que não chegaria nada na nossa faixa litorânea aqui em Salvador”, esclareceu o primeiro-tenente Paulo Roberto dos Santos, da Marinha do Brasil.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe) divulgou nota na tarde deste domingo (24) informando que o ciclone foi rebaixado à categoria de tempestado tropical, mas que seus efeitos podem chegar ao litoral sul da Bahia até a próxima terça-feira (26).

Por isso, o alerta de fortes ventos e chuvas continua, sendo mantida a recomendação para evitar o banho de mar neste período, além da indicação para que praticantes de esportes náuticos, embarcações de esporte, recreio e de pesca não naveguem em águas abertas. 

Salvador registra 60 ocorrências neste domingo (24) Até as 21h deste domingo (24), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 60 ocorrências em decorrência das chuvas.

O boletim da Codesal informa que foram sete alagamentos de imóveis, dez ameaças de desabamento, duas ameaças de desabamento de muro, 12 ameças de deslizamento, uma árvore ameaçando cair, uma árvore caída, sete avaliações de imóvel alagado, sete desabamentos de muro, dois desabamentos parciais e 11 deslizamentos de terra.

De acordo com o órgão, não houve registro de feridos. A Codesal permanece de plantão 24 horas, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

Confira nota oficial enviada pela Marinha:

A Tempestade tropical “IBA” com pressão central estimada de 1008 HPA, centrada na posição 18ºS e 036ºW, apresentando ventos máximos estimados em 35 nós (64 km/h) e previsão de ventos de sudeste para nordeste, com força 7/9 na escala Beaufort (aproximadamente de 52 a 87 Km/h) com rajadas no setor leste e ventos de sudoeste para sul, com força 7 na escala Beaufort (aproximadamente de 60 km/h) ao sul da Costa, na área ECHO, que vai de Caravelas-BA a Salvador. Válido até as 00h00 do dia 26 de março de 2019.

Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio. Assim, a Autoridade Marítima também recomenda que os praticantes de esportes náuticos em geral, as embarcações de esporte e recreio e de pesca não naveguem em águas abertas, que as agências e condutores de embarcações de transporte marítimo de pessoal avaliem criteriosamente a conveniência de interrupção do serviço e sejam redobrados cuidados no fundeio e na amarração das embarcações, a fim de evitar que estas se soltem e fiquem à deriva.

A MB permanece atenta à situação do tempo e, em caso de necessidade, as Organizações Militares responsáveis pela segurança da navegação, na área marítima sob a responsabilidade do Comando do 2º Distrito Naval em Salvador (Com2ºDN), poderão ser acionadas, em qualquer horário, por meio dos telefones abaixo informados. Pedidos de auxílio também podem ser encaminhados para o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SALVAMAR) Leste, operado pelo Com2ºDN.

Capitania dos Portos da Bahia: (71) 999674715 Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro: (73) 3421-2050 Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus: (73) 3222-5100 SALVAMAR LESTE ( Emergências Marítimas): 185