Cientistas captam primeira imagem de buraco negro no centro da Via Láctea

Especialistas afirmam que tamanho do anel está de acordo com as previsões da Teoria da Relatividade Geral de Einstein

Publicado em 12 de maio de 2022 às 14:26

. Crédito: Divulgação

Cientistas do Event Horizon Telescope (EHT), colaboração internacional de radiotelescópios e observatórios, revelaram, na manhã desta quinta (12), a primeira imagem de um buraco negro no centro da Via Láctea. O objeto, supermassivo, é conhecido como Sagitário A*.

"Ficamos impressionados em como o tamanho do anel [do buraco negro] está de acordo com as previsões da Teoria da Relatividade Geral de Einstein", disse o cientista Geoffrey Bower, em comunicado à imprensa.

O astrônomo disse também que as novas observações dão novas pistas sobre como é que estes buracos negros gigantes interagem com o meio que os rodeia.

Na semana passada, os astrônomos haviam anunciado a descoberta para esta quinta. Uma conferência, transmitida pelas redes sociais, foi realizada para dar detalhes a respeito do buraco negro.

O Sagitário A* está a uma distância de 26 mil anos-luz do nosso planeta, o mais próximo da Terra em comparação ao M87, buraco negro capturado em imagens em 2019, localizado a uma distância de 55 milhões de anos-luz da Terra.

O recém-descoberto, entretanto, é bem menor. O Sagitário A* tem 4 milhões de vezes a massa do Sol, enquanto o segundo tem quase 7 bilhões de vezes. O tamanho reduzido foi um dos desafios para a captação de imagem, que só foi possível graças ao EHT, que conta com 11 radiotelescópios pela Terra e possui observatórios espaciais em 8 locais do mundo.

A foto, inclusive, está borrada por ser resultado de milhares de captações feitas, com orientações diferentes de movimentação do buraco negro. Como esses objetos não emitem luz, o desafio em ter uma imagem deles é captar a "silhueta" causada pela flexão gravitacional da luz em gravidade extrema. A única forma de ter uma "foto", portanto, é usando o espectro de micro-ondas, combinando o poder de diferentes observatórios.

Os buracos negros são objetos espaciais muito densos com gravidade tão forte que nem a luz nem a matéria conseguem escapar deles.