Cinco comportamentos que queimam seu filme no Carnaval

Especialistas em carreira alertam: cuide da sua reputação nas redes sociais durante a folia

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 25 de fevereiro de 2019 às 07:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Ilustração: Morgana Miranda/ CORREIO

Carnaval é bom e todo mundo gosta, mas pode se tornar uma cilada para quem não tem cuidado com a sua reputação. Isto porque as empresas estão cada vez mais atentas ao que se passa pelo perfil das redes sociais de seus funcionários. 

Por isso, junto com especialistas em carreira, o CORREIO montou um guia para orientar o profissional a manter o alerta ligado, sem deixar de curtir ou correr o risco de ficar sem emprego após a Quarta-Feira de Cinzas. O importante é não perder o controle, como pontua o consultor de carreira e coach Emerson Weslei Dias: “Evite fotos, vídeos e lives com comportamentos exagerados que podem ser potencializados por bebida alcoólica”. Veja mais dicas a seguir.

1. NÃO SE EXPONHA TANTO ASSIM 'A marca da empresa é rapidamente associada a você', argumenta Silvio Celestino (Foto: Divulgação) Não vale a pena Se envolver em  situações inconvenientes pode manchar sua reputação não só na vida pessoal, mas também no trabalho. Basta se bater por aí com um colega do setor ou até ser marcado em uma postagem no perfil de amigos. 

O conselho é...  Fique atento principalmente para não ter um comportamento inapropriado em eventos onde possa ser reconhecido e identificado como profissional da sua empresa. Eu sei que todos nós temos uma vida privada, mas ao ser pego fazendo algo inapropriado, não é assim que passamos a ser interpretados: a marca da empresa em que trabalha é rapidamente associada a você. E os danos a ambos podem ser severos. Por isso é preciso ter muito cuidado, sobretudo, com os locais onde há colegas de trabalho. Especialmente chefias. Queimar o filme na frente delas pode ser desastroso e irreversível. Você pode se esbaldar no Carnaval à vontade. Apenas evite cair na bobagem de que tudo é permitido nesses dias. As leis e o respeito não descansam no feriado. Respeite os limites e se lembre que seu direito termina onde começa o direito do outro. Silvio Celestino é sócio da Alliance Coaching

2. TENHA CUIDADO COM AS REDES SOCIAIS 'Hoje com o celular, qualquer coisa que você faça pode ir parar nas redes', diz Emerson Weslei Dias (Foto: Divulgação) Tudo por um like?  As redes sociais se tornaram vitrine para a vida, as preferências e pensamentos de quem dá nome ao perfil. E, sim, elas estão sendo cada vez mais vigiadas pelas empresas, não só nos processos seletivos, mas após a contratação também.  

Se ligue  Hoje, com o celular, qualquer coisa que você faça em público pode  parar nas redes, então é sempre bom tomar cuidado. Já vi situações constrangedoras acontecerem: pessoas urinando na rua e até casos de gente tendo relação sexual nos bloquinhos. Ou seja, evite os excessos e lembre-se que na Quarta-Feira de Cinzas tudo volta ao normal. Também é preciso ressaltar que mesmo estando entre amigos, onde o clima é de desconcentração, é bom ficar atento se não tem ninguém filmando quando você estiver falando sobre o trabalho e fazendo comentários sobre o chefe ou reclamando de cliente. Apesar de o Carnaval ser um momento de diversão,nada foge ao radar atento das redes sociais e a gente precisa ficar atento a isso, principlamente quanto a comportamentos exagerados e potencializados por bebidas alcoólicas durante a festa. Emerson Weslei Dias é coach e consultor de carreira 

3. VEJA O QUE VOCÊ VAI FAZER COM A CORTESIA 'Você levou anos para construir sua marca e pode levar apenas segundos para destruir tudo', destaca Alexander Baer (Foto: Divulgação) Brinde da firma Ganhar o sorteio de um camarote ou receber uma cortesia para curtir um bloco de Carnaval vai deixar qualquer funcionário feliz. Porém, não dá para chegar lá e sair carregado bêbado por conta do open bar, afinal, mesmo o Carnaval sendo uma festa o brinde que você ganhou está associado à imagem de uma empresa e, consequentemente, a sua também.

Saiba aproveitar  Quando se recebe convites de uma empresa é para aproveitar e comemorar junto a mesma. É festa, não é bagunça. O Carnaval libera a libido das pessoas, que é algo completamente perigoso para sua marca, imagem, carreira e vida, pois você levou anos para construir sua marca e imagem e pode levar apenas alguns segundos para destruir tudo e perder seu cliente. Fique atento ao seu comportamento. Já temos a máxima que 80% dos profissionais são demitidos não pela incompetência técnica, mas pela incompetência comportamental. Divirta-se sem estragar a sua noite e a dos outros, muito menos a sua imagem e a do lugar que você trabalha. Não extrapole. Alexander Baer é coach de Carreira e criador da escola de Marketing Pessoal

4.  OLHA O FALSO ATESTADO AÍ GENTE...  'Mesmo que não seja demitido este comportamento não será esquecido dentro da empresa', alerta Luiz Gaziri (Foto: Divulgação) Mas é só um ‘diazinho’ Depois do Carnaval, muita gente fica doente. Mas tem aqueles que emendam o feriado com atestados falsos e postam foto no bloco ou no camarote em suas redes sociais. O chefe não perdoa. A empresa também não. Um atestado falso pode provocar uma demissão por justa causa.  

Vai fazer falta   O que as pessoas precisam ter noção é que mesmo que não seja demitido pelo atestado, esse comportamento não será esquecido dentro da empresa. Então, esse funcionário será sempre um alvo de desconfiança e isso é muito ruim para a sua reputação. Quem confia em um mentiroso? Uma atitude pequena dessa pode comprometer a carreira inteira de uma forma bem grave. Não só dentro da empresa, mas fora dela também.  É muito fácil falar com o antigo empregador e colegas de trabalho do candidato. Certamente, se for demitido, esse comportamento não irá passar em branco em uma conversa e pode dificultar que a pessoa consiga um emprego novo. Muita gente acha que não vale todo o terror por conta de só um ‘diazinho’, mas isso afeta a sua credibilidade. Luiz Gaziri é especialista, consultor de carreira e professor de pós-graduação 

5. CONTENHA OS EXCESSOS (DE TODOS OS TIPOS) 'Vale a atenção também para o dia seguinte, já que todos os excessos tem consequências', pontua Lélian Garrido (Foto: Divulgação) Limites Drogas lícitas e ilícitas, envolvimento em brigas, situações de assédio em locais públicos. Quando o comportamento beira o exagero, os excessos podem destruir em segundos qualquer imagem positiva que o profisisonal levou anos para construir. 

Manere  Na vida, tudo   que é exagero é ruim. Hoje estamos sendo vistos em todos os momentos e estas mesmas pessoas podem divulgar o que estamos fazendo. O alerta fica por conta das drogas lícitas, ilícitas e também de atitudes violentas. Todo excesso faz com que você perca a dimensão do que está fazendo  e isso gera um grande impacto na sua imagem, afinal, estamos nos vendendo o tempo todo. Ninguém está impedido a se divertir, mas beber até cair ou ter um comportamento violento não vai pegar nada bem. Seja tolerante e respeite o espaço do outro. Por outro lado, vale atenção também para o dia seguinte, já que todo excesso tem consequências. As pessoas precisam voltar bem para o trabalho após a Quarta-Feira de Cinzas e tudo isso tem muito a ver com a maneira com que você se expõe na festa. Lélian Garrido  é diretora de relacionamento da Associação Brasileira de RH (ABRH-BA)