Cinco novos secretários da Prefeitura de Salvador tomam posse; conheça

Substituições aconteceram por conta das eleições deste ano

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 7 de maio de 2018 às 16:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/ CORREIO

Prefeito e secretários durante a cerimônia de posse (Foto: Marina Silva/ CORREIO) Cinco novos secretários municipais tomaram posse dos cargos na manhã desta segunda-feira (7). As mudanças de gestores fazem parte da dança das cadeiras provocada pelas eleições deste ano. Eles vão substituir os colegas que deixaram os postos para se candidatarem. A cerimônia de posse aconteceu na sede da prefeitura, no Palácio Tomé de Souza.

A sala ficou pequena para a quantidade de pessoas que queriam assistir à posse dos novos gestores. Kaio Moraes vai assumir a Chefia de Gabinete do prefeito ACM Neto; Luiz Antônio Galvão a Secretaria Municipal de Saúde (SMS); Isnard Araújo a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps); Cristina Argiles a Secretaria de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPM), e José Pacheco Maia Filho a Secretaria de Comunicação (Secom).

O prefeito ACM Neto destacou a importância de cada gestor municipal e disse ter confiança na competência dos novos secretários. Ele também agradeceu ao empenho dos antigos comandantes de cada uma das pastas.

"Essas cinco novas mudanças vão reforçar ainda mais a ação dessa prefeitura, que vem escrevendo história em nossa cidade, sobretudo por ter uma equipe qualificada. Eu digo sempre que é fundamental que a gente tenha as pessoas certas, nos lugares certos", disse Neto."Tenho a confiança e a certeza de que cada um dos escolhidos está preparado para fazer um grande trabalho à frente das suas pastas", complementou.Gabinete Alguns dos novos secretários já faziam parte da equipe municipal. É o caso do novo chefe de gabinete, Kaio Moraes, 42 anos, que foi diretor de Logística e Patrimônio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), e desde 2016 estava à frente da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb). Kaio Moraes já fazia parte da equipe (Foto: Marina Silva/ CORREIO) O antigo chefe da pasta, João Roma, disse que é grato pelo período em que fez parte da equipe. Ele destacou projetos implantados durante sua gestão, como o Gabinete da Prefeitura em Ação e o programa Ouvindo Nosso Bairro.

“O principal êxito da gestão do prefeito ACM Neto foi o governo de proximidade, foi fazer das ruas o seu melhor gabinete. Salvador é uma cidade muito grande com 3 milhões de habitantes, muitos desafios, desigualdades e deficiências. Aprendi muito durante esse período”, declarou.  

Saúde Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ficará sob o comando de Luiz Antônio Galvão, 40, que durante cinco anos foi subchefe de gabinete da prefeitura. Ele vai substituir José Antônio Rodrigues Alves, que deixou a pasta em abril deste ano para se dedicar ao setor privado. Luiz Antônio assumiu a SMS (Foto: Marina Silva/ CORREIO) O novo secretário disse que fará uma visita ao Hospital Municipal, em Boca da Mata, nos próximos dias, e prometeu empenho na área.

“Desde sexta-feira estou me atualizando sobre a pasta. Estou indo para a secretaria hoje e já marquei uma visita ao Hospital Municipal. O prefeito me pediu para dar seguimento ao que já está sendo feito e indicar alguns pontos que podem ser priorizados até o final de 2020”, contou.   Verador Isnard Araújo é o novo secretário da Semps (Foto: Marina Silva/ CORREIO) Combate à Pobreza O vereador Isnard Araújo, 55, foi o escolhido para substituir a deputada federal Tia Eron no comando da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). Ela deixou a pasta para poder concorrer às eleições em outubro. O novo secretário promete novidades na gestão.

“Dando continuidade e melhorando o que a Tia já fez, espero fazer ainda mais e melhor. Ela fez um bom trabalho e deu sua contribuição. Não vou lá para fazer igual, mas para ajudá-la no sentido de contribuir para que a cidade possa estar bem representada e atendida pela prefeitura”, prometeu. Cristina Argiles é a nova titular da SPM (Foto: Marina Silva/ CORREIO) Mulheres O comando da Secretaria de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPM) vai continuar nas mãos de uma mulher. Com a saída da então secretária Taíssa Gama para disputar um cargo eletivo, a ex-diretora de Políticas para as Mulheres da secretaria, Cristina Argiles, 50, é quem assume o cargo. Ela disse que, apesar de já estar familiarizada com o assunto, terá alguns desafios.

“Como diretora, eu já vinha acompanhando as ações e os projetos. O que eu vou incorporar agora é a Diretoria de Infância e Juventude, da qual eu não domino porque não participava. Mas já estamos alinhando os projetos e vamos dar continuidade a tudo o que a ex-secretária deixou encaminhado”, adiantou. Pacheco Maia assumiu o comando da Secom (Foto: Marina Silva/ CORREIO) Comunicação Para a Secretaria de Comunicação (Secom) foi escolhido José Pacheco Maia Filho, 52, em substituição a Paulo Alencar, que se desligou da pasta por motivos pessoais. O prefeito destacou a importância da pasta para a gestão.  

“Temos o hábito de prestar contas das nossas ações. Sabemos o quanto ter uma comunicação afinada e alinhada é fundamental e estratégico para um governo que queira estar sintonizado com o cidadão. Agradeço a contribuição que foi dada por Paulo Alencar ao longo de mais de um ano”, disse. Vice-prefeito, prefeito e presidente da Câmara (Foto: Marina Silva/ CORREIO) Pacheco Maia é formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e tem experiência profissional em veículos de comunicação impressa, emissoras de rádio e assessoria de comunicação corporativa e instituicional. Antes de assumir a Secom da prefeitura foi assessor de imprensa da Câmara Municipal de Salvador (CMS). 

Neto brincou dizendo que pediu licença ao presidente da Câmara, Leo Prates, onde Pacheco Maia trabalhava, para fazer a contratação do jornalista. Todos riram, incluindo Leo Prates, ligeiramente ruborizado. O prefeito ainda emendou: “Ele permitiu por pura e espontânea pressão”, afirmou, arrancando gargalhadas dos presentes.