Coluna que aborda a baianidade teve lançamento com sarau e bom humor

Evento aconteceu no bar Velho Espanha com presença de jornalistas, músicos e escritores; coluna Baianidades sai aos domingos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2019 às 18:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A terra onde a História do Brasil começou é um lugar que tem causo de sobra pra contar. E quem chega para falar mais sobre a Bahia são os jornalistas André Uzêda e João Gabriel Galdea. E o lugar escolhido pela dupla para publicar suas ‘cartas baianas’ é o jornal CORREIO, que estreia neste domingo (em versão digital) a coluna Baianidades. A festa de lançamento aconteceu nesse sábado (16), no Velho Espanha Bar e Cultura, Barris, com presença de jornalistas, artistas, escritores e músicos. O evento ainda contou com apresentação de música baiana com a dupla Mazinho & Naelson.

O jornalista Claudio Leal falou sobre o trabalho do amigo, André Uzêda: “Uzêda exerce o jornalismo contagiado pelo duplo vírus da paixão e da impertinência.”

O escritor Nivaldo Lariú, do Dicionário de Baianês, lembra de quando conheceu Galdea, há 15 anos, quando o então pré-vestibulando lançara a série de contos "Raiai!", com histórias sobre o cotidano de Salvador. “A Bahia entra em sintonia imediata com aqueles que a interpretam e, numa espécie de sintonia, se abre orgulhosa para ser lida. Considero Galdea um desses leitores, numa 'área' onde eu também milito, que é a cultura popular”.

O poeta James Martins, também presente no lançamento, falou sobre a expectativa para o que a dupla irá apresentar. "Eu estou curioso pra ler essa coluna Baianidades porque já conheço alguma parte da produção de João sobre isso. Mas são contos e crônicas, ou seja, teve tempo pra burilar, lapidar aqui  e ali.. Agora, como é uma coisa periódica, quero saber como ele vai se virar no calor da hora pra refletir sobre as baianidades. E André também, que tem uma visão peculiar sobre nossa utopia de lugar, uma visão sempre pautada pelo pitporesco, mas sem caricatura, com um teor político muito presente", comentou.

Galdea falou sobre como surgiu o projeto. "A coluna é uma proposta da editora-chefe do Correio, Linda Bezerra, que sempre me motivou a escrever sobre comportamento e cultura da Bahia. Ela chega como uma espécie de presente pra mim, que completo 5 anos de casa na próxima segunda, e pra André, que assim como eu, sempre teve como tema preferencial a Bahia e os baianos".

Uzêda afirmou que "é uma felicidade poder falar do povo da Bahia. Da nossa gente, dos nossos costumes e de tudo que cerca ser baiano."

Anfitrião do lançamento, Arthur Daltro, um dos proprietários do Velho Espanha, falou sobre a satisfação em levar cultura e arte para o Centro da cidade. “O Velho Espanha saúda a chegada da coluna e fica bastante lisonjeado por abrigar o seu lançamento. Como um espaço que existe para afirmar o Centro da cidade e sua cultura, só nos resta desejar vida longa a Baianidades”, declarou.