Com 4 câmeras traseiras, Samsung lança o Galaxy A9 no Brasil

Aparelho tem 128 GB de capacidade interna, 6 GB de memória e visual similar ao A7

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 29 de janeiro de 2019 às 17:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

(Foto: Divulgação) A Samsung lançou na última semana no Brasil o Galaxy A9, primeiro smartphone com quatro câmeras traseiras no mundo. O telefone tem design de metal e vidro, similar ao do Galaxy A7, que chegou com câmera tripla. Com preço sugerido de R$ 3.199, é o smartphone mais caro da linha A.

O visual do telefone é bastante similar ao A7, com exceção do leitor de impressões digitais, novamente na traseira. Além disso, o novo telefone vem com conector USB-C, ao invés do mais antigo microUSB. 

O aparelho tem 128 GB de capacidade interna e 6 GB de memória RAM, rodando Android 8 Oreo. A tela é maior, super AMOLED com 6,3 polegadas. A bateria é de 3.800 mAh e o telefone vem ainda com espaço para microSD e dois cartões SIM. Há opções em três cores, preto, rosa e azul.

Câmeras O grande destaque do aparelho são mesmo as câmeras. A frontal tem 24 megapixels e abertura f/2.0, devendo ser suficiente para os fãs de selfie. As câmeras traseiras cumprem funções diferentes. A principal tem 24 megapixels e abertura de f/1,7. A segunda tem 5 MP e a função é ajustar o foco, ajudando a tirar fotos no "modo retrato". A terceira tem 10 MP e é uma lente telefoto, com função de zoo ótico de 2x. A quarta tem 8 MP e um ângulo de 120 graus para fotos panorâmicas.  O software ajuda a detectar 19 tipos de cenas, otimizando a configurações de cores, e pode ainda detectar três falhas comuns nas fotos: olhos fechados, imagem borrada e iluminação de fundo excessiva.

"A ideia é trazer recursos de um fotógrafo profissional para um consumidor normal", explica Renato Citrini, gerente de dispositivos móveis da Samsung Brasil. "O fotógrafo traz sua maletinha com várias câmeras diferentes. Uma lente só para retrato, diversos tipos de lentes. A ideia do A9 é justamente isso, de uma maneira supersimples aproximar issso do usuário". O telefone deve ter apelo maior para quem gosta de fotos, mas a quantidade de câmeras não deve assustar o usuário comum. Citrini explica que o manuseio é bastante tranquilo com um software simples. "De maneira fácil, na própria tela, você tem três símbolos para escolher. Aí você vai optar por dar zoom, desfocar o fundo, tirar uma panorâmica, você consegue colocar mais informação na sua foto", explica. O telefone não tem estabilização óptica.

Não necessariamente um número maior de câmeras será o futuro da Samsung, contudo. A câmera tripla do A7 não chegou às mais prestigiadas linhas S e Note. Mas, com o tempo, podem chegar em outras linhas. "São dois caminhos. A gente está trazendo inovações para a família A, que é premium, mas não é topo de linha, e depois pode ir para as famílias mais de baixo.Até pela velocidade da tecnologia hoje, não se pode esperar um ciclo inteiro para colocar essa tecnologia no topo de linha", afirma.

Especificações do Samsung Galaxy A9Display 6.3″ 2220 x 1080 (FHD+) Câmera Traseira Câmera Quádrupla Traseira de 24MP (f1.7) + 5MP + 10MP + 8MP Câmera Frontal Câmera frontal de 24MP (f2.0) Segurança Reconhecimento facial, leitor de impressão digital Processador Octa Core 2.2 GHz Memória 6 GB + 128 GB microSD até 512 GB Bateria 3,800 mAh Dimensões 162.5 x 77 x 7.8 mm Outros Dual Messenger, Pasta Segura, Reconhecimento facial, Dolby Atmos, Samsung Pay.