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Do Estúdio
Publicado em 15 de julho de 2019 às 06:00
- Atualizado há 2 anos
Se perguntassem o que definiria um homem há alguns anos, a resposta provavelmente envolveria a valorização da heterossexualidade, agressividade, força física, status financeiro e sexual, sem nenhuma atenção para os cuidados médicos e, até mesmo, atividades domesticas. Para quebrar estes estereótipos, a Ordem Nacional dos Escritores teve a iniciativa, em 1992, de fixar 15 de julho como o Dia do Homem. A intenção da data é especialmente para chamar atenção da classe masculina para dar mais atenção à saúde, além de promover a igualdade de gênero.>
O início das discussões sobre estas questões trouxe efeitos positivos que podem ser sentidos nos dias de hoje. A figura do homem tem mudado bastante ao longo dos anos e é perceptível que o sexo masculino tem dado mais atenção à própria saúde, tanto física quanto mental, além de mostrar mais esforço para participar do dia a dia da família, ajudar nas tarefas de casa e, inclusive, se preocupar com a aparência. >
Homem com S de Saúde O urologista e andrologista Francisco Costa Neto, que é diretor técnico da Clínica do Homem, tem observado o aumento do interesse masculino em cuidar do próprio bem-estar. Para o especialista, houve uma melhora significativa neste sentido, mas ainda não é o ideal. “Eu vejo uma mudança grande nestes últimos 20 anos. Os homens têm procurado fazer mais atividades físicas, caminhadas e melhorado a alimentação.>
Eles têm procurado mais as clínicas, mas ainda precisamos de mais informação sobre a saúde masculina, pois existe um tabu quando se fala em urologista, que é associado apenas ao exame de detecção do câncer de próstata. Alguns ainda não nos procuram por medo e até por preconceito”, ressalta.>
E de fato é ignorância achar que o médico urologista existe apenas para realizar o temido e mal interpretado exame de toque retal – essencial para a detecção de câncer da próstata. O especialista é fundamental, por exemplo, para avaliar possíveis problemas no quadro clinico que podem influenciar em outras doenças que atingem os homens, incluindo a disfunção erétil, que atinge pelo menos 54% da população masculina de Salvador e pode estar relacionada a problemas cardíacos.>
“O urologista serve como um chamariz para fazer exames clínicos, que detectam, por exemplo, a hipertensão e a diabete, que leva a disfunção erétil. O ideal é o homem procurar o urologista como as mulheres procuram o ginecologista, pelo menos uma vez ao ano, independentemente da idade. Mas, há 20 anos trabalhando com clínica, percebo que o aumento foi exponencial: tem mais homens na busca por se cuidar”, conclui o médico. >
O novo consumidor Além da mudança de pensamento sobre questões relacionadas à saúde, como a realização da avaliação uro-andrológica preventiva, os homens também têm mudado sua relação de consumo de bens. Eles estão procurando cada vez mais produtos que vá além da funcionalidade e ofereçam momentos de felicidade e liberdade, sem abrir mão do convívio com a família e amigos. >
E é com a proposta de compartilhar momentos durante encontros e viagens que a Harley-Davidson se encaixa nesse modelo de consumo. Com o conceito de ser muito mais que uma vendedora de motocicletas, jaquetas, botas e produtos licenciados, a marca, que nasceu em 1903, proporciona um estilo de vida inspirado na liberdade e socialização. O médico e empresário Marcelo Zollinger investiu na Harley-Davidson na Bahia. A loja fica na avenida Orlando Gomes (Foto: Divulgação) “A Harley-Davidson é uma ideologia de vida. Uma marca muito emblemática que, em mais de 100 anos, conseguiu passar por diversas fases, inclusive de guerra. E, de certa maneira, independentemente de tudo, passou a ter um comportamento de amor que o homem sempre teve por máquinas e a liberdade”, destaca Marcelo Zollinger, que é médico com carreira consolidada no estado e apaixonado pela HD há pelo menos 20 anos – o que o motivou a investir na marca na Bahia e abrir a concessionária New Bahia Harley-Davidson, que fica na Avenida Orlando Gomes. >
Os harleyros, como são conhecidos aqueles que têm uma moto da marca, participam de viagens, além de aproveitar grandes festas oferecidas pelo H.O.G. (Harley Owners Group) - grupo de proprietários Harley, na tradução livre do inglês. Em Salvador, a comunidade harleyra tem encontro marcado sempre aos sábados, no tradicional Café Harley, promovido pela concessionária baiana. Anteontem, uma grande festa estava sendo preparada para comemorar o primeiro ano da loja e reunir essa tribo. H.O.G. promove encontro e viagens para a comunidade harleyra (Foto: divulgação) “A questão da Harley é que, quem busca a marca, não quer apenas um produto para andar. Ele quer um produto para ter uma melhor qualidade de vida. Eu já fiz viagens internacionais com minha esposa, a tradicional Rota 66 (nos Estados Unidos) com ela, meu filho e minha nora, além de outras viagens pelo Brasil a fora”, revela o empresário.>
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