Com movimento intenso, ferry-boat tem espera de 3h para carros e até 2h30 para pedestres

Fluxo de pessoas no sentido Ilha de Itaparica-Salvador se intensificou na tarde desta segunda

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2020 às 16:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Nara Gentil/CORREIO

Com o fim do feriadão de Nossa Senhora Aparecida, o sistema ferry-boat tem movimento intenso na noite desta segunda-feira (12) no sentido Ilha de Itaparica-Salvador. Segundo a Internacional Travessias, administradora do sistema, a espera para embarcar no terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, é de 3h para carros. Os pedestres têm esperado entre 2h e 2h30 para embarcarem. O tempo de espera é o mesmo desde a tarde desta segunda.

No sentido contrário, o fluxo no Terminal São Joaquim, em Salvador, é tranquilo, garante a empresa. Do lado da capital, a tranquilidade acaba com a chegada dos ferries da Ilha de Itaparica. Depois de passar horas na fila, os passageiros têm pressa para sair do local, o que causa aglomerações.

Quatro ferries realizam viagens nesta segunda. São elas: Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares, Pinheiro e Ivete Sangalo. Outras três embarcações estão em manutenção. A Internacional Travessias espera que o ferry Anna Nery possa voltar a ser utilizado ainda nesta segunda, com viagens extras. 

[[galeria]]

Saindo da Ilha de Itaparica, as viagens ocorrem às 17h, 18h, 20h e 22h, com alguns horários extras. A partir de Salvador, os embarques são realizados às 18h, 19h, 20h e 22h.

Entre a última quarta-feira (7) e o sábado (10), o movimento foi intenso no sentido Ilha de Itaparica, com as viagens do feriado. No domingo e na manhã desta segunda, o fluxo ainda era tranquilo. 

Neste feriado, o atendimento aos veículos no sistema ferry-boat foi ampliado para 75% da capacidade de cada embarcação. Para pedestres, o volume é de 50%. É obrigatório o uso de máscara pelos passageiros e está suspenso o serviço de Hora Marcada. Os ambientes dos dois terminais e as embarcações contam com demarcação de forma a sinalizar a obrigatoriedade do distanciamento social. 

A Internacional Travessias  ainda reforçou a segurança nos terminais; tem feito a venda de apenas um bilhete por pessoa; e diminuiu o tempo de validade do bilhete, que só pode ser usado para aquele horário adquirido. No sistema, a higienização e desinfecção dos ferries em trânsito e dos equipamentos nos terminais são feitas diariamente, assim como o reabastecimento de álcool em gel nas embarcações e salões de embarque dos terminais. 

Os passageiros recebem orientações sobre os protocolos na hora da compra da passagem, através do sistema de rádio dos terminais e das embarcações, por meio de cartazes expostos nesses ambientes e contam com o auxílio dos controladores de pátio.

Como em todas as operações de feriado, conta com o apoio de órgãos de segurança pública e fiscalização, a exemplo das polícias Militar e Rodoviária, Transalvador e, também, da Guarda Municipal de Itaparica. A ITS tem ainda o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).