Com publicação de medidas, Madri toma controle da Catalunha

mundo
28.10.2017, 19:41:49
Na Plaza de Colon, na capital espanhola, ontem, milhares de manifestantes defenderam a unidade do país (JAVIER SORIANO / afp)

Com publicação de medidas, Madri toma controle da Catalunha

A Espanha tomou formalmente o controle direto da Catalunha, ontem, confirmando a destituição do governador independentista, Carles Puigdemont, um dia após o parlamento da região declarar independência. O primeiro-ministro do governo da Espanha, Mariano Rajoy, delegou à sua vice-primeira-ministra, Soraya Sáenz de Santamaría, as funções e competências de chefe do Executivo da Catalunha. Ainda assim, não houve nenhum sinal imediato de que autoridades catalãs pretendem obedecer ou resistir às determinações de Madri, o que poderia aprofundar o impasse que já dura um mês.

A deposição declarada na sexta-feira se tornou oficial com a publicação de medidas especiais pelo governo espanhol no diário oficial do país. Ontem, em um dos dias mais tumultuosos da história da Espanha, o parlamento aprovou medidas sem precedentes para interromper o movimento separatista. O primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy também dissolveu a Câmara regional e convocou eleições para 21 de dezembro.

Ainda não está claro se novas eleições ajudariam a resolver a questão na Catalunha. Pesquisas recentes sugerem que partidos pró-independência manteriam, muito provavelmente, sua vantagem no número de vagas no parlamento, mas não conseguiriam mais da metade dos votos.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas