Como a Ambev virou pioneira entre as indústrias de bebidas em ESG

Empresa recicla 99% de tudo que passa em suas cervejarias, segundo diretor

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 12 de maio de 2022 às 05:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Paula Fróes/CORREIO

As indústrias como um todo sempre receberam críticas da sociedade pela emissão de poluentes. No caso das que produzem bebidas, esses apontamentos vinham acompanhados dos problemas causados pelos produtos à qualidade de vida das pessoas. Um cenário que fez a AmBev, a maior empresa em produção de bebidas alcoólicas no Brasil, se tornar pioneira na indústria no desenvolvimento de práticas sustentáveis, sociais e de governança, como afirma Caio Ramos, diretor da empresa.

Palestrante do I Fórum ESG Salvador, evento promovido em Salvador pelo Jornal CORREIO e o portal Alô Alô Bahia que teve abertura nesta quarta-feira (11) no Porto de Salvador, Ramos falou sobre o momento em que a AmBev percebeu a necessidade de promover ações relacionadas ao ESG. De acordo com ele, a empresa tem, desde a década de 1990, uma área exclusiva para o meio ambiente, que monitora indicadores relacionados à gestão de água e toda parte de embalagens, por exemplo. Porém, percebeu que era importante levar essas iniciativas para fora da companhia. 

"Eu tenho um indicador que hoje a gente recicla 99% de tudo que vai para nossas cervejarias. [...] Mas se fora da companhia as coisas não estão mudando, a gente precisa ter um papel mais ativo na sociedade. Não tem como resolver tudo, não dá para resolver o problema do plástico e da água no Brasil. Porém, com a nossa cadeia de valor que é muito longa, que vem desde o agricultor até o consumidor final, a gente pode engajar e trazer essas pessoas para estas iniciativas [de ESG]", afirma o diretor.

Além das práticas sustentáveis como a reciclagem de praticamente todos os seus ítens, Ramos afirma que Ambev pensa sempre nos outros dois componentes que completam a filosofia de ESG: práticas sociais e de governança. Tanto que, a partir de 2022, diretores e o CEO da Ambev têm metas de sustentabilidade. Inclusive, a remuneração destes é focada no tema de economia circular porque temos o compromisso de zerar nosso impacto no plástico.

REVEJA O PRIMEIRO DIA DO FÓRUM

No caso do papel social, a pandemia trouxe um exemplo do trabalho que a companhia faz para a comunidade. Parte das fábricas chegaram a parar de produzir bebidas para abrir uma produção de álcool em gel, que estava em falta. 

"Dentro da evolução da nossa companhia, a gente viu que não bastava ficar só dentro dos nossos muros. Não bastava se preocupar apenas com o bem-estar dos nossos funcionários e colaboradores [na pandemia]. A produção de álcool em gel foi apenas uma das nossas iniciativas. Fomos parceiros na construção de hospital, nas produção de linhas de vacinas e também na distribuição destas, doamos máscaras e muitas outras iniciativas", cita o diretor. 

Ramos diz ainda que o papel social da empresa também se mostra no movimento de ouvir demandas sociais, como as reclamações quanto as propagandas que sexualizavam as mulheres e fizeram parte da publicidade da empresa. "A companhia viu e reconheceu com franqueza que a publicidade dela não estava acompanhando a sociedade. Eram propagandas machistas, que mostravam a mulher como objeto, mas que a companhia viu que não tinham mais lugar. A sociedade mudou e acho que o nosso grande desafio hoje é acompanhar, na mesma velocidade, essa evolução", completa ele, que deu mais detalhes sobre o case sucesso da empresa relativo a práticas de ESG na abertura do fórum.

O I Fórum ESG Salvador é um projeto realizado pelo Jornal Correio e Alô Alô Bahia com o patrocínio da Acelen, Unipar, Yamana Gold, Bracell, BAMIN, Socializa e Suzano, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e Sebrae, apoio de Contermas, Battre, Termoverde, Terra Forte, Hela, Retec, Ciclik, Larco, Grupo LemosPassos, Fundação Norberto Odebrecht e Hiperideal, parceria de Vini Figueira Gastronomia, Fernanda Brinço Produção e Decoração, Uranus2, TD Produções, Vinking e Suporte Eventos.

Confira a programação desta quinta

MANHÃ

8h30  Credenciamento 9h - Abertura 9h10   -  Palestra: Importância da Governança Corporativa no desenvolvimento das empresas, com Albérico Mascarenhas, Coordenador Geral do Núcleo Bahia do IBGC 9h30 -  Palestra: Decifrando ESG como funciona na prática, com Augusto Cruz, consultor, escritor e especialista em ESG 9h50  -  Palestra: Desafio para o desenvolvimento do ESG no Brasil, com Fabio Alperowitch, sócio-fundador da Fama Investimentos [virtual] 10h10  - Rodada de perguntas/  Mediação: Isaac Edington, Presidente da Saltur 10h40  - Palestra:  Desafio para o desenvolvimento do ESG no Brasil, com Felipe Daud, Head de Políticas Públicas do iFood 11h   - Palestra: Práticas socioambientais e diferenciais competitivos na indústria, com Jorge Cajazeira, Presidente do Conselho de Sustentabilidade da Fieb 11h20  -  Palestra: Diversidade acelerando negócios inovadores, com Paulo Rogério, Co-fundador do Vale do Dendê, empreendedor e consultor em diversidade 11h40  - Rodada de perguntas/  Mediação: Donaldson Gomes, editor e colunista de economia do Jornal CORREIOTARDE 14h/Painel   -    Agenda ESG em setores econômicos, com Patricia Audi [virtaul], Vice-presidente executiva de Relações Institucionais e Sustentabilidade Santander Brasil, Ricardo Mastroti [virtaul], Diretor executivo da CEBDS, Fábio Ferreira [virtaul], Gerente Jurídico do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, e Mariana Lisbôa, Presidente da Abaf e Líder Global de Relações Corporativas da Suzano, e mediação de Augusto Cruz, consultor, escritor e especialista em ESG 15h40/Painel   -   Práticas ESG fortalecendo as comunidades do entorno, com Rosane Santos, Diretora de ESG, Meio Ambiente, Relação com Comunidades e Comunicação Corporativa da Bamin, Sérgio Santos, Gerente de Relações com Investidores e Relações Institucionais da Unipar, Márcia Sued, Head de Sustentabilidade do Sebrae Bahia e Presidente do Comitê de Sustentabilidade,  e mediação de Donaldson Gomes, editor e colunista de economia do Jornal CORREIO 17h20/Painel  -    A influência do poder público na melhoria do ambiente de negócios, com Aila Britto, Diretora do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador, Ana Paula Matos, Vice-Prefeita de Salvador,    Giovanna Victer, Secretária da Fazenda de Salvador,  Leana Mattei [virtual], Head de Marketing da Incentiv.me, Mestra em Desenvolvimento Social, Escritora, Palestrante e Diretora da Aganju - Consultoria em ESG e Impacto Positivo,  e mediação de Donaldson Gomes

*Com orientação de Jorge Gauthier