Como transformar seu lazer em um negócio lucrativo

‘Todo hobby pode virar uma fonte de renda’ diz especialista, que aponta dicas

Publicado em 4 de abril de 2022 às 06:00

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: divulgação

O que começou como um hobby, hoje é uma fonte de renda para Beatriz Silva, de 21 anos. Há três anos ela ganhou da mãe uma maleta de maquiagem e começou a testar os produtos em si mesma. Sem muita habilidade, ela passou a assistir tutoriais e postar em sua rede social o resultado das maquiagens. 

O que ela não esperava, é que outras pessoas demonstrariam interesse no serviço dela como maquiadora. “Ganhei a maleta da minha mãe porque disse que queria aprender a me maquiar, então fui me maquiando e, no carnaval de 2019, apareceu um monte de gente para eu maquiar, porque viram as fotos e os desafios que eu postava no meu perfil de uma rede social”, relembra Beatriz.

Hoje ela é dona do Studio Beatriz Silva (@studio.beatrizsilva). Antes de abrir o seu negócio, ela cobrava R$ 45,00 por maquiagem, agora o serviço custa a partir de R$ 120,00. “No começo eu usava a base das pessoas, depois comecei a fazer cursos on-line e presenciais. Mais pessoas me procuraram e foi daí que eu tive uma renda maior”, conta a empreendedora. 

Assim como Beatriz, outras pessoas iniciaram negócios a partir de um hobby que passaram a ser vistos como uma oportunidade de empreender, impulsionados por elogios, pedidos ou encomendas. Mas como saber que aquilo que é feito por diversão também já pode ser produzido para gerar renda?  

Para a artista visual Yohanna Marie, de 32 anos, a confirmação foi dada pela pandemia da Covid-19. Ela é vegana e apaixonada por doces, por isso, testava diferentes receitas para comer em casa, mas nunca imaginou que aquilo poderia ser um negócio até que as galerias e teatros foram obrigados a fechar as portas. “Era uma coisa bem caseira, eu fazia mais doces, mas também tortas e salgados. Eu gostava, então fazia para comer e algumas pessoas comentavam. Na pandemia eu comecei a vender em Feira de Santana, na casa da minha mãe e foi dando certo”, diz.

O que começou sem pretensão, como uma renda extra, se transformou na cozinha vegana Coco Castanha (@cococastanha). Yohana conseguiu expandir o negócio e, em Salvador, começou uma sociedade com Renata Faria, para ampliar o faturamento. “Vim para Salvador, fiz o investimento de alugar um espaço e fiquei operando com delivery e retirada da porta, hoje estamos em uma casa nova, com uma cozinha bem maior e mais equipada. Também fazemos eventos, montando nossa cozinha no local”.

Potencial O analista de gestão estratégica do Sebrae Bahia, Anderson Teixeira, explica que esses são exemplos de empreendedores por oportunidade - que identificam um potencial de negócio a partir de percepções externas. “Esses [donos de negócios] por oportunidade têm seus hobbies, e os amigos ou alguém do meio externo a eles é que começam a perceber e a destacar as características de que o talento é um bom investimento para transformar em negócio”.

De acordo com Anderson, todo hobby pode virar uma fonte de renda, mas antes é interessante pensá-lo como uma renda extra, para garantir que ele seja lucrativo e se transforme no negócio principal do empreendedor.

Saiba maisComo saber se um hobby é promissor?  Todo hobby pode virar uma fonte de renda, mas primeiro ele precisa ser uma renda extra, para garantir que o empreendedor não vai quebrar logo, já que o negócio não foi planejado e alguém o alertou primeiro. 

O que fazer quando um hobby é promissor? Quando surgir essa oportunidade, a pessoa precisa identificar se aquilo vai acrescentar algo para alguém, se há uma demanda no mercado. Não se deve começar apenas por necessidade própria.

Como não quebrar? O planejamento é a parte principal, precisa planejar o tempo que vai ser dedicado àquele negócio, os gastos e o uso do capital de investimento.

Como planejar os gastos? Separando a renda doméstica da renda do negócio. E se o hobby está virando uma fonte de renda, o empreendedor precisa ser profissional e saber precificar seu produto. Aquele amigo ou vizinho tem que ser visto como um consumidor, não como alguém que tem que ter desconto.

Como fazer o produto ser mais conhecido?  Depois de planejar, precificar e negociar igualmente com todos os clientes, é preciso saber divulgar. A rede social é o principal lugar, hoje. É indispensável publicar estrategicamente e com boas fotos e textos.

*Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo