Comportamento de brasileiro com internet faz operadoras inovarem na fidelização

especiais patrocinados
23.11.2018, 07:00:00
Atualizado: 02.01.2019, 15:26:50
Consumidores passaram a utilizar os dados móveis para assistir vídeos, séries e filmes pelo celular (Foto: Shutterstock)
Estúdio Correio -

Comportamento de brasileiro com internet faz operadoras inovarem na fidelização

Consumidores buscam planos de telefonia que ofereçam cada vez mais redes sociais ilimitadas e plataformas digitais, como Netflix e Youtube

A prática de assistir a filmes, em especial séries, está cada vez mais frequente entre os brasileiros. E o ambiente não fica mais restrito às salas de cinema. Agora, as sessões podem ser em lugares antes inusitados, como no transporte público, nas ruas e até nas praças de alimentação. Essa nova tendência fez com que as empresas de telefonia móvel pensassem em estratégias para que o acesso à internet possa existir de qualquer lugar, com o objetivo de satisfazer e fidelizar o cliente.

Os brasileiros querem estar sempre conectados, porém com planos que atendam às suas necessidades, que ofereçam mais internet a um preço mais acessível e com amplo acesso. “Registramos um aumento considerável no número de clientes do segmento pós e controle. Geralmente são aqueles consumidores que antes eram da base pré-paga e resolveram migrar para um plano que oferece diversas possibilidades, com pagamento em cartão de crédito, mais internet disponível e vantagens embarcadas na oferta”, explica o diretor de Vendas da TIM Nordeste, Daniel Moreira.

Daniel Moreira, diretor de Vendas da TIM Nordeste, afirma que a operadora está atenta as demandas do mercado (Foto: Pamela Amorim)

Além de oferecer planos com acesso às redes sociais, as empresas de telefonia móvel passaram a atender o novo comportamento do consumidor e fecharam parceria com canais cada vez mais utilizados pelos brasileiros, como Netflix e Youtube. A estratégia da TIM, por exemplo, foi de acompanhar a nova tendência de mercado, movimentada e motivada pelo aumento do consumo de dados no país.

 “O consumidor precisa de um plano que atenda a todas as suas necessidades e ele tem urgência por isso. Outro aspecto que precisa e deve ser levado em consideração é a questão do custo-benefício, o que tem motivado vários clientes pré-pagos a migrarem para os planos controle”
Daniel Moreira, diretor de Vendas da TIM Nordeste

Após lançar, no trimestre passado, o plano controle com degustação exclusiva do serviço de redes sociais ilimitadas por três meses, a operadora lançou recentemente para os seus clientes um plano pós-pago, que oferece 100 GB por mês para assistir a filmes, séries e vídeos, em canais como Netflix e Youtube, além de continuar oferecendo o uso do Facebook, Twitter e Instagram de forma ilimitada. A nova oferta faz parte da Black Friday, porém estará vigente durante todo o mês de novembro. O consumidor ainda tem a opção de adquirir o smartphone SAMSUNG Galaxy S9, por R$ 2.388 à vista ou em 12 x de R$199.

“O desenvolvimento dessa nova oferta está em linha com o nosso estudo, que aponta o interesse dos nossos clientes por planos que oferecem cada vez mais dados para conseguirem fazer streaming de vídeos, por exemplo, uma adesão que cresce no país em torno de 50% ao ano, segundo dados da Dataxis, impulsionando o mercado como um todo”, declarou Moreira.

O movimento de migração pode ser visto também no segmento pós-pago. Segundo dados divulgados no balanço do terceiro trimestre de 2018, a TIM registrou um crescimento da base de clientes pós, com alta de 17,1%, o que representa 2,9 milhões a mais de consumidores frente ao terceiro trimestre do ano anterior. Nos últimos 12 meses, a operadora confirma a liderança do mercado em adições líquidas de pós, que continua a crescer em relevância e já representa 34,9% da base total com 19,6 milhões de clientes.

Segundo Daniel Moreira, a TIM continua atenta as demandas de mercado para oferecer produtos e serviços que estejam de acordo com as expectativas dos clientes. “Buscamos sempre firmar parcerias inovadoras que contemplam altos investimentos em infraestrutura de rede, mas também o desenvolvimento de serviços que acompanham as transformações da sociedade. Exemplo disso, são as parcerias que anunciamos ao longo deste ano, inclusive, sendo pioneiros em alguns lançamentos” disse.

Oferecimento:

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas