Concurso para PM e Bombeiros tem mais de 110 mil inscritos

bahia
04.12.2019, 13:54:00
(Divulgação)

Concurso para PM e Bombeiros tem mais de 110 mil inscritos

Edital abriu mil vagas para a PM e 250 para o Corpo de Bombeiros

O concurso público para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros da Bahia teve 112.335 inscritos. As inscrições foram encerradas no último dia 19 e as provas acontecem em janeiro de 2020. Dos inscritos, 99.560 são para o cargo de soldado da PM e 12.775 para a mesma função, mas no Corpo de Bombeiros. 

No edital, são oferecidas mil vagas para a PM e 250 para o Corpo de Bombeiros para 2020. Ainda serão convocados outras 1.250 vagas para 2021, entre os candidatos classificados, totalizando 2,5 mil oportunidades. Este é o segundo concurso realizado pelo Governo para as duas corporações, com o primeiro sendo realizado em 2017, chegando a 147.878 candidatos. 

Segundo o Governo, entre os candidatos para a Polícia Militar, foram 70.468 inscrições de homens e 29.092 de mulheres – sendo 30.707 para negros e 10.594 para negras. Já no Corpo de Bombeiros, foram 8.399 inscrições de homens e 4.376 de mulheres, sendo 3.351 de negros e 1.495 de negras. 

A maior parte dos inscritos para a PM vem de Salvador, com 25.432 candidatos interessados. No Corpo de Bombeiros, foram 4.584 inscritos da capital e Região Metropolitana. No concurso de 2017, a procura pela PM foi liderada por Salvador, Ilhéus e Feira de Santana. Para os bombeiros foram Salvador, Paulo Afonso e Santo Antônio de Jesus.

O concurso é organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). São duas etapas. A primeira tem provas objetivas de conhecimentos gerais e específico. A segunda tem uma prova discursiva. As duas etapas têm caráter eliminatório e classificatório.

As provas acontecem em janeiro do ano que vem em Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba - o candidato escolheu na inscrição onde queria fazer.

Após concluir o curso de formação, seja da PM ou do Bombeiros Militar, o candidato entra nas corporações como aluno soldado.Ele ficará lotado na região de sua escolha, com carga horária de 40 horas semanais. Segundo o Governo, as convocações vão "observar a necessidade da administração pública". O concurso tem validade de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. 



Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/thiaguinho-chora-ao-cantar-musica-que-escreveu-para-fernanda-souza-veja/
Cantor começou a se emocionar durante a canção 'Deixa Tudo Como Está'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dancarino-morre-e-outras-duas-pessoas-ficam-feridas-em-ataque-de-faccao/
Três homens e uma mulher em um carro atiraram contra moradores em São João do Cabrito
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jovem-se-finge-de-gato-e-mia-embaixo-da-cama-para-nao-ser-achado-por-policiais/
Ele é suspeito de ter participado de um latrocínio em Fortaleza
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/do-cordel-a-escultura-leitores-fazem-homenagens-para-correio/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-deixa-delegacia-e-volta-atacar-publico-lgbt-na-porta-de-unidade/
Na madrugada, Edson Macedo invadiu bar Caras e Bocas, destruiu local e agrediu clientes e artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/triste-sina-da-mulher-ketchup-8-anos-depois-erenildes-aguiar-enfrenta-depressao/
Sem a fama de antes, arrependida e com doença severa, Erenildes vive de remédios e trancada dentro de casa
Ler Mais