Confira a ordem das atrações do Furdunço neste domingo

Vai ter Armandinho Dodô & Osmar, BaianaSystem, Mudei de Nome, Fitdance, Adão Negro e AraKetu no circuito Orlando Tapajós, a partir das 16h

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Amorim
  • Gabriel Amorim

Publicado em 14 de fevereiro de 2020 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr/CORREIO

A psicóloga Catarina Ribeiro, 23 anos, tem um motivo especial para esperar pelo Furdunço deste ano. “É meu aniversário e não vejo comemoração melhor do que o Furdunço. Pra mim é o Carnaval de verdade, sem corda, sem camarote, só o povo no chão, na rua”, diz animada.

Uma das 85 atrações que passarão pelo circuito Orlando Tapajós (Ondina - Barra) entre o sábado (15) e o domingo (16), Lincoln Sena, também comemora o esquente para a folia. “Tocar no Furdunço é simbólico, porque ele representa um resgate de um Carnaval democrático. Uma festa onde você vê todo tipo de gente, famílias, casais, grupos de amigos.Todas as idades, cores e sabores, e eu me sinto honrado”, afirmou o cantor, que é o líder da banda Duas Medidas.

Para todos que, como Catarina e Lincoln, aguardam ansiosos pela festa no fim de semana, o CORREIO preparou um guia completo, com tudo que você precisa saber para poder curtir a festa. Neste guia, todos os detalhes dos esquemas especiais de trânsito e transporte e, é claro, a ordem das atrações. Confira:   

Furdunço - domingo (16)

A proposta do Furdunço, que vai para a sétima edição, é de levar música em pequenos equipamentos, a exemplo de minitrios e pranchões, para os circuitos oficiais do Carnaval. Na festa deste ano, serão 48 atrações que começam a festa desde as 15h.

No domingo, as linhas de ônibus selecionadas estendem seu período de operação até as 2h da manhã de segunda feira. Já as alterações no trânsito começam às 4h da manhã, quando o estacionamento será proibido No domingo, o estacionamento será proibido na Avenida Oceânica (entre a Adhemar de Barros e o Farol da Barra), Avenida Centenário, Rua Afonso Celso, Cezar Zama (entre a Rua Barão de Itapuã e a Alameda Antunes), e na Rua Barão de Itapuã (em ambos os lados). 

A partir das 7h, a proibição acontece na Avenida Oceânica, entre o Cristo e a Avenida Adhemar de Barros; e a partir das 11h, na Avenida Sete de Setembro (entre a Rua Barão de Itapuã e o Largo do Farol), Largo do Farol da Barra, Avenida Oceânica (entre o Farol e o Cristo), e na Rua Afonso Celso (entre a Avenida Sete de Setembro e a Rua Professor Lemos Brito).    A partir das 11h, será implementado sentido duplo de tráfego para permitir o acesso de moradores na Avenida Sete de Setembro, entre a Rua Afonso Celso e Rua Barão de Itapuã; na Rua Cezar Zama, entre a interseção com a Rua Barão de Itapuã; e a Alameda Antunes. As medidas acontecem até as 2h de segunda-feira (17).

Ordem das atrações do Furdunço

BICICLETRIO TOCA RAUL RIXÔ ELÉTRICO SYLVIA PATRÍCIA &TUKTUK SONORO PEU MEURRAY GUIG GUETO DAKAR PERCUSSIVO RURAL ELÉTRICA FORRÓ DO TICO* MAYRA LINS MICROTRIO IVAN HUOL GRUPO A MÁQUINA DO TEMPO DE VOLTA AOS ANOS 80 BANDA MARANA VIRGÍLIO LISBOA FORROZEIRINHA BANDA TÔ AÊ QUABALES ARMANDINHO DODÔ & OSMAR* A MULHERADA PAULO RAIO LUCIANO CALAZANS JAY TORRES VITROLA BAIANA GEOVANNA COSTA MARCIONILIO PRAD0 AFRODISIACO MUDEI DE NOME* LINNOY DIEGO MORAES DUAS MEDIDAS (PRANCHÃO) FITDANCE  (PRANCHÃO MERCEDES) FAUTÃO E OS MONGAS FORRÓ SOBEPOEIRA MARQUINHOS CAFÉ OS MY FRIENDS VIOLA DE DOZE TONHO MATÉRIA DIAMBA JUAN E RAVENA VIVIANE TRIPODI TAIS NADER ANA MAMETTO  DANIEL VIEIRA (TRIO ELE) GERÔNIMO BUZANFAN* ADÃO NEGRO KART LOVE LUCIANO NEVES ARAKETU BAIANASYSTEM 

Outras mudanças Além do horário estendido de ônibus, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai disponibilizar 75 coletivos da frota reguladora na Estação da Lapa, divididos para os dois dias. Serão 30 para o sábado (15), no Fuzuê, e 45 para o Furdunço no domingo (16). Esses veículos ficarão à disposição da fiscalização no Terminal a partir das 19h até 2h30, no sábado, e das 19h30 às 3h45 no domingo.

Linhas do Sistema Complementar de Transporte (Stec) também prolongam sua circulação. Serão 12 linhas (lista abaixo) que circulam das 15h às 1h da manhã, nos dois dias do fim de semana.

Por conta da interdição do tráfego, os itinerários das linhas que trafegam neste trecho sofrerão as seguintes alterações a partir das 13h:   - Linhas que saem do Rio Vermelho com destino à Barra: seguirão pela Rua Osvaldo Cruz, Rua João Gomes, Rua da Paciência, Avenida Oceânica, Rua José Sátiro de Oliveira, Avenida Centenário, Rua Frederico Schimidt, Rua Marques de Caravelas, e então fazem o itinerário normal.   - Os ônibus provenientes da Ladeira da Barra e Avenida Princesa Izabel com destino ao Rio Vermelho vão circular pela Rua Afonso Celso, Rua Miguel Bournier, Avenida Centenário, Rua Sabino Silva e depois voltam ao itinerário normal.   - As linhas que na Avenida Ademar de Barros com destino Barra vão seguir pela Rua N, Rua Sabino Silva, Avenida Centenário e seguem o itinerário normal.   - Por fim, os coletivos provenientes da Avenida Centenário com destino para Rio Vermelho retornar após Shopping Barra, Rua Sabino Silva, Avenida Oceânica daí seguem o itinerário normal.

Táxis e mototáxis Se as linhas de ônibus não forem a escolha do folião, é possível chegar de táxi e mototáxi para os primeiros dias de festa. Outra opção para o público que participará da folia do Fuzuê e Furdunço é solicitar o serviço de táxi, através do aplicativo Táxi Mobi, que vai operar com bandeira 1 e até 20% de desconto. 

Os usuários contarão, também, com pontos de táxi e mototáxis. Os pontos estão localizados no Shopping Barra, no Walmart (Chame-Chame) e Porto da Barra. A Semob criou também um ponto extra, especial para o evento, que ficará na Av. Centenário, no último retorno para quem segue no sentido Vale dos Barris.

Outra opção é utilizar o serviço de mototáxi que ficará à disposição da população no ponto especial implantado na Av. Centenário, no último retorno para quem segue no sentido Vale dos Barris, ao lado do ponto de táxi. Linhas de ônibus da região do circuito com tempo de circulação ampliado (Fonte: Semop)   Linhas de ônibus até a Lapa também aumentam o tempo de circulação (Fonte: Semob) Linhas do Sistema Complementar de Transporte (Stec) também têm itinerário prolongado (Fonte: Semob)

O CORREIO Folia tem o patrocínio do Hapvida, Sotero Ambiental, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio do Salvador Bahia Airport e Claro.

*Com a orientação do chefe de reportagem Jorge Gauthier