Confira como foi a abertura da Virada Sustentável Salvador

salvador
08.11.2019, 21:44:04
Atualizado: 08.11.2019, 21:53:52
(Divulgação)

Confira como foi a abertura da Virada Sustentável Salvador

Debate sobre desafios para mitigar impacto da mudança climática aconteceu nesta sexta-feira (8)

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Estabelecer parcerias e conexões para viabilizar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi o principal ponto defendido por representantes da indústria, sociedade civil e governos municipal e estadual durante o painel Desafios e avanços para alcançar as metas da Agenda 2030 da ONU. O debate foi realizado nesta sexta-feira (8) durante a abertura oficial da Virada Sustentável Salvador, maior festival de cultura, mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina, que acontece até domingo (10). 

A discussão contou com a participação do Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem Jorge Soto, do Secretário de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) André Fraga, da coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) Zanna Matos e de Bruno Ramos, do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). Durante o debate, mediado pela diretora da Aganju, Leana Mattei, eles apontaram a importância da união de todos os setores na mudança de práticas e promoção de ações sustentáveis.

(Divulgação)

"A sustentabilidade é um grande desafio e as empresas devem se engajar positivamente buscando soluções para isso. Mas também não conseguirá fazer sozinha. A Virada é uma forma de mobilizar outras partes interessadas e fazer algo coletivamente que inspira transformação", defendeu Soto. De acordo com o secretário da Secis André Fraga, as parcerias e conexões permitem potencializar as ações do poder público, alçando resultados mais representativos.

Já Zanna Matos e Bruno Ramos ressaltaram que o desenvolvimento sustentável deve ser pensado sem excluir os diferentes atores da sociedade, diminuindo as desigualdades sociais. "Não conseguimos avançar em sustentabilidade sem combater a desigualdade", ressaltou Bruno. 

Festival
Com o tema “O Centro Pulsa - a vida em movimentos”, a Virada Sustentável ocupa mais de 50 espaços de Salvador com mais de 300 atividades gratuitas. As ações culturais e de sustentabilidade promovem uma reflexão sobre os 17 ODS, entre eles bem-estar, igualdade de gênero, redução das desigualdades e consumo e produção responsáveis. Este último inspirou o projeto "Reciclar é Transformar", iniciativa educativa e lúdica que ensina sobre o processo de reciclagem. 

O equipamento, instalado pela Braskem no Terreiro de Jesus, demonstrará o passo a passo da transformação do resíduo plástico em um novo produto. O espaço funcionará entre sábado (9) e domingo (10), das 9 às 17 horas.

A programação da Virada Sustentável também prevê recitais de poesia, shows, oficinas, intervenções artísticas nas ruas e exposições.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/del-feliz-traz-o-clima-junino-para-os-leitores-do-correio/
Forrozeiro é o convidado da segunda live do jornal, neste sábado (6)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-audio-neymar-xinga-padrasto-e-parca-sugere-enfiar-o-cabo-de-vassoura/
Papo revela comentários homofóbicos de jogador e preocupação com namoro da mãe, que teria sofrido tentativa de agressão de Tiago Ramos; Nadine nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/patroa-ajudou-crianca-que-caiu-de-predio-a-entrar-no-elevador/
Miguel, de 5 anos, morreu; petição que pede justiça tem mais de 77 mil assinaturas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-aos-85-anos-atriz-maria-alice-vergueiro-do-meme-tapa-na-pantera/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manifestantes-ateiam-fogo-em-onibus-na-paralela-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rodamos-na-nova-versao-da-ranger-a-storm/
Em vídeo, jornalista automotivo analisa a cabine dupla diesel
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-de-81-anos-e-o-100o-paciente-com-covid-19-a-ter-alta-no-hospital-portugues/
Unidade comemorou liberação do homem, que deu entrada há seis dias com 50% do pulmão comprometido
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais