Confira os cursos técnicos mais procurados na pandemia

Modalidade de ensino possibilita uma inclusão mais rápida no mercado de trabalho

Publicado em 7 de agosto de 2020 às 15:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock

Durante os meses de isolamento social, houve um aumento na busca por cursos técnicos profissionalizantes no país na modalidade a distância. Dentre eles, destacaram-se as formações na área de finanças e empreendedorismo.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), por exemplo, registrou mais de 1 milhão de matrículas em cursos técnicos durante a pandemia. “Ao todo, lançamos 23 cursos gratuitos. Nossa meta era de 100 mil matrículas, mas atingimos mais de 1 milhão", afirma Felipe Morgado, gerente executivo de Educação Profissional do Senai Nacional.

Muitos dos cursos de capacitação oferecidos por diversas instituições têm curta duração e contam com apoio de videoaulas e material didático digital. Também é possível adquirir certificado de conclusão, após fazer uma avaliação de conhecimentos.

Além de capacitar para o domínio prático, o curso técnico possibilita uma inclusão mais rápida no mercado de trabalho, uma vez que possui duração menor em comparação à graduação, por exemplo. 

Veja, a seguir, a lista com 10 cursos técnicos mais procurados durante a pandemia: 1º - Segurança do Trabalho 2º - Finanças pessoais 3º - Tecnologia da Informação e Comunicação 4º - Noções Básicas de Mecânica Automotiva 5º - Desvendando a Indústria 4.0 6º - Fundamentos de Logística 7º - Lógica de Programação 8º - Educação ambiental 9º - Metrologia 10º - Empreendedorismo

Valorização Em um mercado cada vez mais concorrido, muitas empresas buscam os profissionais com qualificações técnicas, que continuam sendo aliadas do profissional. Esta é uma maneira prática e rápida de adquirir conhecimento em áreas específicas.

O domínio sobre as novas tecnologias, principalmente, é uma demanda cada vez mais comum, pois estão presentes nas mais diversas áreas como mecânica, produção industrial, mecatrônica e ferramentas de gestão.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil