Confira um roteiro gastronômico pelo Cabula

especiais patrocinados
24.04.2018, 06:00:00
A região possui várias pizzarias, algumas delas com delivery (Divulgação)
Estúdio Correio -

Confira um roteiro gastronômico pelo Cabula

Churrasco, pizza, moqueca e muitas outras opões fazem do bairro um verdadeiro destino da boa comida

Sabores variados e opções para todos os gostos e bolsos. O Cabula proporciona aos seus moradores e também visitantes uma variada gastronomia, incluindo dos restaurantes renomados aos estabelecimentos mais simples, com pratos caseiros. O bairro é eclético e oferece desde cozinha oriental, passando pela comida portuguesa, o churrasco gaúcho e a tradicional moqueca baiana.

Um dos restaurantes mais tradicionais do bairro e também da cidade, o Bacalhau do Firmino está há quase cinco décadas funcionando na Rua Silveira Martins, 38. Fundado por Firmino Bunes dos Santos, ficou famoso em função da Salada à base de bacalhau. Hoje, além deste reconhecido prato, o Bacalhau à Portuguesa é um dos mais demandados.

O estabelecimento, agora comandado pelos filhos e a esposa, Vanda Santos, continua requisitado e recebe clientes de toda a cidade. Tem capacidade para até 50 pessoas. “Além dos pratos com bacalhau, que continuam sendo os mais procurados, também servimos frutos do mar, como mariscos, peixes e camarão”, informou Ivani Santos, que chefia a cozinha e a administração do restaurante ao lado da irmã Eliana.

Para aqueles que gostam de uma comida ‘caseira’, o que não faltam são opções no Cabula. Uma delas é o Restaurante das Marias, localizado no Shopping Conexão Comercial, também na Silveira Martins, 27. Ele tem capacidade para até 60 clientes. 

O nome do lugar surgiu em referência às mães dos três sócios fundadores, que se chamavam Maria. “Servimos comida popular, e atendemos muita gente, sobretudo pessoas que trabalham nesta área”, afirmou Luís Claudio Monteiro, hoje único proprietário do restaurante, aberto de segunda à sábado no almoço e jantar.

O Cabula conta com diversar opções para quem gosta de um bom churrasco (divulgação)

Churrasco
O Cabula também conta com alternativas para quem gosta de um bom churrasco. Mais de 10 opções de carne são servidas, por exemplo, na Churrascaria Bode na Brasa. Além do caprino, as mais requisitadas são a picanha e a maminha. “Temos até carne de javali”, diz o proprietário Altemar Maciel. O local tem capacidade para até 100 pessoas e conta com o serviço de 10 funcionário. No bairro há três restaurantes com o mesmo nome, mas de grupos diferentes. Eles estão localizados na Praça Francisco Manuel, 9 A, e na Rua Silveira Martins, s/n. O bairro tem ainda outros estabelecimentos do segmento, como as churrascarias Boi na Brasa e Frangal.

Quem mora no Cabula também gosta de degustar uma boa pizza, por isso a região possui vários estabelecimentos focados na iguaria italiana, alguns deles com a possibilidade de entrega no domicílio. A Recheio da Pizza (R. Silveira Martins, 117), por exemplo, é uma das alternativas e oferece dezenas de sabores. No bairro tem ainda a Bonanza (R. Chácara União, 116), Suprema (Rua Dias Costa, 9), Premier (R. Silveira Martins, 362), Aconchego (R. Nossa Sra. do Resgate, 14), Joseph  (R. Silveira Martins, 4043) e Bella Massa (R. Silveira Martin, s/n).

Shopping
Para quem busca uma refeição mais rápida ou mesmo contar com a comodidade dos shoppings, o Bela Vista (Alameda Euvaldo Luz, 92 - Horto Bela Vista) conta mais de 30 opções para alimentação. Elas vão deste os fast foods, como Burger King, McDonalds, Bobs e Subway, passando por restaurantes a peso, a exemplo do Divino Fogão, Companhia do Churrasco e Pomodori, e de tradicionais, como o Oliva Gourmet. Tem ainda opções de pizza, na Formaggio e Pizza Hut, e comida oriental, na Yang Ping, Thai Wok e Bonzai.

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas