Confirmado primeiro caso de covid-19 em índio ianomami

coronavírus
08.04.2020, 14:15:00
(Neto Figueredo/Secom-RR)

Confirmado primeiro caso de covid-19 em índio ianomami

Jovem de 15 anos está na UTI de hospital em Boa Vista (Roraima)

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Um índio de 15 anos da etnia ianomami está contaminado com coronavírus e internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Roraima, em Boa Vista. A informação foi confirmada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami.

Os ianomamis vivem entre os estados de Amazonas e Roraima e também na Venezuela. No Brasil, eles estão em terra indígena que tem 9,6 mil hectares, área em que vivem 26 mil índios de oito povos, incluindo grupos isolados e ainda não contatados.

De acordo com o DSEI, o indígena em questão está com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e deu entrada no hospital em 3 de abril.

O primeiro teste deu negativo, mas a contraprova mostrou que ele tinha covid-19. "Diante desse resultado, a equipe do DSEI vem realizando medidas protocoladas e as recomendações do que determina o Ministério da Saúde, conforme plano de contigência elaborado pelo Comitê de Gerenciamento de Crise da Covid-19 do referido DSEI", diz comunicado.

Há seis casos de infectados em terras indígenas no país, além de casos de índios que vivem em cidades, de acordo com o Instituto SocioAmbiental (ISA), especialista em questões indígenas e ambientais. 

De acordo com o Uol, uma indígena de 87 anos, da etnia Borari, morreu em Alter do Chão, em Santarém, no Pará. Como ela vivia na cidade, não entrou na conta do Distrito Indígena local.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luiz-caldas-substitui-sanfona-por-guitarra-em-disco-de-forro/
Álbum é o centésimo em projeto do músico que prevê um lançamento temático por mês
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/na-frente-do-stf-bolsonarista-sara-winter-xinga-moraes-e-ameaca-persegui-lo-assista/
Alvo de operação da PF contra rede de fake news, ativista convocou manifestantes para acampar na frente da casa de ministro do Supremo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duster-2021-veja-tudo-que-mudou-no-suv-da-renault/
Jornalista automotivo testou o modelo e apresenta suas impressões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/novelas-classicas-chegam-ao-globoplay-e-a-favorita-e-a-primeira/
'Laços de Família', 'Vale Tudo' e 'Tieta' estão entre as próximas
Ler Mais