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Carmen Vasconcelos
Publicado em 29 de julho de 2019 às 06:00
- Atualizado há 2 anos
Um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostrou que o segmento de bares e restaurantes vem crescendo em torno de 10% por ano. O chamado setor de alimentação fora de casa responde pela geração de 450 mil novas oportunidades de emprego, empatando com a construção civil. >
De acordo com a coordenadora de turismo e economia criativa do Sebrae Bahia, Ana Paula Almeida, as razões para esse crescimento são muitas, mas nem todas podem ser consideradas positivas. >
“Tem pessoas que empreendem por simpatia, por achar que ter um bar é algo simples e que, a princípio, não exigiria grandes conhecimentos. Tem outros que investem em bar por necessidade, por terem perdido o emprego formal e por acreditar que esse negócio pode ser montado no próprio bairro”, enumera. >
Ana Paula, no entanto, ressalta que um bar é um negócio como qualquer outro e exige planejamento, investimento em contratação, gestão e finanças equilibradas, garante a especialista.>
Com uma postura próxima, o presidente da Abrasel Bahia, Daniel Alves, lembra que o investimento em bares praticamente não possui barreiras de entrada, não exigindo grandes investimentos ou conhecimentos técnicos. “Nesse momento de crise, todo mundo acha que pode ser dono de bar, então o crescimento acontece num contexto de muita informalidade também”, explica, ressaltando que, em Salvador, a média de sobrevidas de bares e restaurantes é de apenas quatro anos. >
A representante do Sebrae salienta ainda que muitos estudantes de gastronomia sonham em abrir seus próprios restaurantes, mas que saber ou gostar de cozinhar não garante o sucesso do negócio. “Tem que entender que terá necessidade de gerenciar não só a cozinha, mas todos os âmbitos da empresa”, diz.Gargalos Ana Paula Almeida afirma que os bares costumam encerar suas atividades mais cedo porque muitos empreendedores se atrapalham com as finanças e adotam estratégias inadequadas e antiquadas, como anotar num pedaço de papel a saída de produto. “Muitos desconhecem se estão tendo lucro ou não, por estarem cobrando errado, por não saberem se o prato mais vendido, por exemplo, tem o valor correto”, pontua a especialista. >
Ela salienta que finanças, planejamento, gestão de pessoas, desenvolvimento de processos e marketing são os maiores gargalos para empreender um negócio no setor de Comida fora de casa. “Esse ano, o Sebrae lançou um curso com cinco módulos para gestão eficiente de bares e restaurantes, focando justamente nesses gargalos que inviabilizam muitas iniciativas”, completa. >
A informalidade atinge a contratação de mão de obra e também traz reflexos negativos para o negócio. Prova disso são as reclamações constantes com atendimento e serviços prestados. “É de fundamental importância dedicar tempo e esforço na contratação dos colaboradores certos. Depois capacitá-los de acordo com o propósito e objetivos da empresa”, orienta Ana Paula.>
Ela ressalta que é muito importante que a equipe se sinta motivada e integrante de um time com objetivos comuns. >
Para Daniel Alves, embora haja a necessidade de qualificação, é preciso levar em consideração os aspectos culturais da Bahia, onde o cliente gosta da intimidade e deseja que o garçom dê um atendimento próximo e muito personalizado. “O cliente quer que o garçom fique do lado que esteja pronto para voltar quantas vezes forem necessárias até fechar o pedido”, analisa. Para ele, estratégias muito particulares e efetivas podem surgir de conversas com a equipe, buscando identificar entraves e pensando em soluções conjuntamente com a equipe.Inovações Ana Paula Almeida faz questão de enfatizar que, além de planejamento e persistência, é preciso pensar no negócio com a cabeça voltada para o futuro, não para o passado, afinal, o consumidor atual possui um novo perfil e diferentes necessidades. “Estudar o mercado, inovar no atendimento, pensar em diferencial, encantar o cliente. E nunca esquecer de investir na qualidade da gestão empresarial”, orienta.>
Ela diz que outro ponto importante para garantir o sucesso do negócio seria o monitoramento da gestão da reputação. “Incentivar a avaliação do serviço, sempre em busca da melhoria. E mais importante, implantar as melhorias”, pontua.>
Para Ana Paula, as inovações não precisam ser, necessariamente, algo caro, tecnológico ou inédito. “Às vezes, um grafite bonito numa parede que possibilite que os clientes façam fotos e divulgue o lugar já é um diferencial significativo”, diz. >
Ela também salienta que dados levantado pela ABRASEL mostraram que os fast foods, os self-services e as pizzarias estão entre os estabelecimentos mais buscados pelos consumidores. “Certamente não podemos definir o que mais agrada, porque tudo depende do perfil do cliente. Mas esses índices demonstram que as pessoas buscam praticidade e rapidez no atendimento, qualidade e muita agilidade”, orienta.>
Os dados da ABRASEL e das cervejarias demonstram que existem cerca de 12 mil empreendimentos em Salvador, mas pode ser que o número real seja maior, pois há um alto nível de informalidade. “Bairros mais populosos como Cajazeiras, Periperi e do Subúrbio Ferroviário possuem grande concentração de bares e restaurantes, mas a orla e o Rio Vermelho se destaca contando com mais de 160 empreendimentos”, finaliza Ana Paula.Dicas de sucessoAtendimento Investir na qualidade do atendimento ao cliente, ou seja: qualidade do serviço, ambiente agradável, profissionais atenciosos, respeitosos e interessados pelo cliente. Personalidade Tenha identidade visual e crie um bar com características próprias. A imagem é essencial para ser fixado na memória do cliente. Bônus Oferecer comodidades adicionais tais como: estacionamento, manobristas, ar condicionado, música ao vivo ou ambiente Pós venda Procurar fidelizar a clientela com ações de pós-venda, como: remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços e novos produtos ofertados, contato telefônico, lembrando de eventos e promoções. Olhos do dono A presença do proprietário em tempo integral é fundamental neste setor para o sucesso do empreendimento, porém é interessante orientar pelo menos uma pessoa da equipe e dar autonomia para que o proprietário não fique sobrecarregado. Atualização O empreendedor deve estar sintonizado com as mudanças de hábitos e costumes na sua região, pois esse é um negócio que requer inovação e adaptação constantes. Equipe Monte seu time com treinamento técnico e pessoas dispostas a vestir a camisa da empresa. Eles serão a extensão de tudo o que bar oferecer ao cliente. O treinamento da equipe deverá ser conforme a proposta do ambiente. A capacitação deverá ser adequada para aprimorar técnicas de vendas, e foco em postura e relacionamento com o cliente. Temperatura Deve-se ter cuidados especiais com bebidas, desde o armazenamento até a temperatura em que devem ser servidas Sabor O cardápio é um elemento fundamental para o sucesso do empreendimento, a sua montagem antecede até mesmo às instalações da cozinha. O cardápio deve ser pensado para oferecer produtos certos para a demanda de cada local, de cada tipo de cliente, de cada dirá e de cada horário. Está se tornando uma tendência cada vez maior dos bares oferecerem também refeições. Rapidez Otimize a rotina do seu bar. Busque software de gestão de otimização de processos, como agilidade nos pedidos e administração das contas dos clientes. Caixa Não se esqueça da administração e gestão do caixa. Seu acompanhamento e controle é fundamental para o sucesso do empreendimento.Os custos precisam ser estudados >