Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Conheça todos os alvos da Operação Faroeste

CORREIO teve acesso a documento com a decisão do STJ; confira na íntegra

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2020 às 17:26

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO

O CORREIO teve acesso ao documento da decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que autorizou as duas novas fases da Operação Faroeste, deflagrada nesta segunda-feira (14) pela Polícia Federal. O documento, com 49 páginas, aponta que “o aprofundamento das investigações revelou uma engrenagem criminosa com diversas ramificações e possível envolvimento de dezenas de pessoas, muitas delas autoridades da alta cúpula do poder público baiano”.

Na decisão, o STJ autorizou a busca e apreensão em desfavor de:Amanda Santiago Andrade Souza; Arthur Gabriel Ramos Barata Lima; Diego Freitas Ribeiro; Ediene Santos Lousado; Fabricio Boer da Veiga; Gabriela Caldas Rosa de Macedo; Ilona Marcia Reis; Ivanilton Santos da Silva; Ivanilton Santos da Silva Júnior; João Batista Alcântara Filho; José Alves Pinheiro; Lígia Maria Ramos Cunha Lima; Marcelo Junqueira Ayres Filho; Maurício Teles Barbosa; Ronilson Pires de Carvalho; Rui Carlos Barata Lima Filho; Sérgio Celso Nunes Santos. Além disso, o STJ concedeu o pedido do Ministério Público Federal de afastamento cautelar do exercício da função de seis pessoas pelo prazo de um ano, são elas:Os desembargadores Lígia Maria Ramos Cunha Lima; Ilona Marcia Reis; Ivanilton Santos da Silva;  O juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia João Batista Alcântara Filho;  O delegado da Polícia Federal e Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Teles Barbosa; A delegada da Polícia Civil da Bahia e Chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, Gabriela Caldas Rosa de Macedo; E a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, Ediene Santos Lousado. Eliane foi chefe do MP da Bahia por duas gestões. Deixou o cargo em fevereiro deste ano, após derrota do grupo liderado por ela na disputa com a oposição no órgão. A decisão também prorrogou o afastamento do exercício das funções de desembargador, os denunciados Gesivaldo Nascimento Britto, José Olegário Monção Caldas, Maria da Graça Osório Pimentel Leal e Maria do Socorro Barreto Santiago, e das funções de Juiz de Direito, os denunciados Sérgio Humberto de Quadros Sampaio e Marivalda Almeida Moutinho, alvos da primeira fase da operação.

Foi autorizada a prisão temporária de Lígia Maria Ramos Cunha Lima e Ilona Marcia Reis, pelo prazo de cinco dias. O órgão também decretou a prisão preventiva de Ronilson Pires de Carvalho que, de acordo com o documento, se encontra foragido. 

Em nota, o Governo do Estado disse que "irá cumprir a decisão judicial". O Governo também informou que "aguarda as informações oficiais do processo em curso para tomar as medidas cabíveis".

Confira o documento na íntegra: