Conta digital do Nubank cresce 68% em cinco meses na Bahia

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  • Da Redação

Publicado em 16 de abril de 2019 às 05:05

- Atualizado há um ano

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Neste mês, cinco anos após iniciar sua operação, o Nubank, maior fintech (empresa tecnológica da área financeira) do país alcançou clientes em todos os 5.570 municípios brasileiros. Entre os cerca de 4 milhões de clientes da Nuconta – a conta digital da empresa - em todo o país, cerca de 220 mil são moradores da Bahia. A Nuconta – lançada em 2017 - já está presente em todas as cidades baianas.  Ainda no estado, o Nubank registrou um crescimento de 68% desde dezembro passado, quando lançou a função débito em seus cartões; e uma economia feita por clientes superior a R$ 3,3 milhões com TEDs  ( documento de transferência) gratuitas oferecidas pelo banco.  Em termos nacionais, a fintech contabiliza um total de 6 milhões de clientes em todas as suas operações, sendo que 73% brasileiros com menos de 36 anos, grande parte, 47%, está localizada em municípios da região Sudeste e quase metade, 48% são mulheres. Já a unidade da federação com a maior proporção de clientes do roxinho é o Distrito Federal, onde 6,3% da população utiliza o Nubank.

Sem taxas - Uma das poucas empresas unicórnio do Brasil – aquelas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão -, o Nubank é hoje a principal fintech da América Latina e lidera o movimento das empresas de base tecnologia do setor financeira que tem assustado bancos tradicionais com seus produtos inovadores e estrutura mais enxuta. Muitos bancos, inclusive, têm comprado ou investidos ou criados suas próprias fintechs. Justifica-se: De acordo com dados do Banco Central, apenas 60,4% das cidades brasileiras (3.366 municípios) contam com agências bancárias. O mesmo instituto diz que cerca de 60 milhões de brasileiros com mais de 18 anos estão desbancarizados, quase metade da população economicamente ativa do país. São pessoas que também consomem, pagam contas e podem se beneficiar de um serviço que as permita guardar seu dinheiro e ter acesso a crédito. O Nubank tem se favorecido de uma boa estrutura de marketing e comunicação para atrair clientes desde o uso da cor roxa à promessa de cartão sem anuidade e conta sem taxas. Segundo a empresa, qualquer pessoa com mais de 18 anos e um smartphone pode baixar o aplicativo e criar a sua Nuconta em três minutos, onde, ainda segundo a promessa da empresa, todo dinheiro depositado nela tem um rendimento automático superior ao da poupança.  Novo seguro para o agronegócio

A Tokio Marine, uma das principais Seguradoras do País, está expandindo sua atuação com o novo Tokio Marine Agro Safra. As fazendas do Oeste da Bahia estão entre os alvos preferenciais do produto. O seguro passa a cobrir mais de 70 culturas em todo o Brasil, para garantir ao produtor o replantio da safra e a permanência na atividade, em caso de eventos climáticos.  "Hoje apenas 10% dos produtores nacionais possuem seguro de safra, o que mostra que ainda temos um potencial enorme a explorar. Após um sinistro, o processo de replantio e, consequentemente, o retorno dos lucros de um produtor pode demorar até três anos. Com o seguro, o pagamento é feito em até 30 dias", explica o Gerente de Produto Agro Safra da Tokio Marine, Joaquim Neto.  O Tokio Marine Agro Safra é dividido em três modalidades: Risco Nomeado, em que o sinistro é calculado pelo percentual de dano do evento; Multirrisco Custeio, que garante o retorno do investimento realizado no plantio e na manutenção da lavoura, por meio do ressarcimento das despesas de financiamento do produtor; e Produtividade, que cobre a produção do agricultor, de acordo com o nível de cobertura contratado, quando houver diferença entre a produtividade segurada e a colhida. Um diferencial da Tokio Marine para esse seguro é a opção de talhonamento, na qual o produtor rural pode segurar áreas da plantação com diferentes tempos de plantio e tipos de semente.  Oi investe R$ 344 milhões na Bahia em 2018

 A Oi investiu mais de R$ 344 milhões na Bahia em 2018, um aumento de 27% em relação ao ano anterior. A operadora implantou rede de fibra ótica em Salvador e lançou o 4,5G na capital e nas cidades de Lauro de Freitas e Simões Filho no último trimestre do ano passado. A companhia também investiu na sua rede móvel com a implantação de 188 novos sites, além de modernizar outros 39 sites no Estado. Mais de 15 mil novas portas para o serviço de banda larga fixa foram implantadas. A Oi já oferece cobertura 4G em 108 cidades da Bahia e tem na expansão da fibra ótica e do 4,5G como prioridades dentro do plano estratégico da companhia para 2019.

 Economia da Bahia deve crescer 1,6% em 2019

Estudos feitos elo Banco do Nordeste do Brasil apontam que o PIB da Bahia (Produto Interno Bruto, que é a soma de todas as riquezas produzidas no estado) deve crescer 1,6$ neste ano em relação ao ano passado.  Segundo os estudos, nenhum setor da economia deve retrair. A evolução mais fraca está prevista para o setor de Serviços, 1,2%. O incremento  da Indústria e da Agricultura estão igualmente estimados em 3,5%. Para 2020, de acordo com os mesmos estudos, o PIB baiano deve crescer 2,1% , puxado principalmente pela Indústria, 4,3%, mas com contribuições importantes da Agricultura, 3,7%, e de Serviços, 1,7%. 

FIQUE POR DENTRO  R$ 500 milhões - A baiana Consulting  comemora a marca de mais de R$ 500 milhões em recursos captados em 10 anos de atuação para financiamento de projetos e iniciativas realizados por empresas do estado. O serviço de captação oferecido pela empresa foca em organizações com faturamento anual a partir de R$3 milhões e contempla negociação com bancos e instituições influentes em busca de melhores taxas. Foram mais de 50 clientes beneficiados com a captação, entre entidades dos setores da construção civil, educação e saúde.  .   Franquias-  Recente balanço da Associação Brasileira de Franchising – ABF aponta que o mercado de franquias na Bahia faturou R$ 5,4 bilhões em 2018, um aumento de 4,4% no faturamento frente ao mesmo período anterior. O mercado baiano aumentou 14% em número de redes, atingindo o patamar de 529 marcas operando no estado. Além disso, expandiu 12% em número de pontos de venda, com um total de 3.954 unidades. Os segmentos que mais atuam no estado são o de Saúde, Beleza e Bem-Estar (27,1%), Alimentação (23,7) e Moda (11,4%). Esses números revelam que o estado está alinhado com o mercado nacional.

Shopping Paralela – Três novas marcas nacionais chegaram ao Shopping Paralela este mês: Melissa, Polishop e Extrafarma. Uma operação da revendedora de material escolar Kalunga é esperada para abrir até o final de junho. As novas lojas reforçam a estratégia comercial de ampliar a presença de marcas nacionais no mix do centro de compras, que está em processo de renovação, modernização e ampliação da estrutura e de serviços.

Água - O Projeto Aqualuz - um sistema de filtragem que utiliza radiação solar para tornar água contaminada de cisternas  própria para consumo, criado pela estudante baiana Anna Luísa Santos Beserra ,  e integrante do Instituto TIM  - conquistou a vice-liderança na competição HackBrazil, que visa investir em projetos através dos principais nomes do mercado de investimento e de capital do mundo. O prêmio é um investimento de R$ 25 mil e uma mentoria para a startup responsável projeto.

Braskem Labs - Estão abertas, até 21 de abril, as inscrições para o Braskem Labs, plataforma de aceleração e conexão com startups da Braskem, que busca alavancar negócios que causem impacto positivo na sociedade, e reúne os programas Scale, Challenge e Ignition. Os interessados em participar de alguma das três das iniciativas devem se inscrever pelo site www.braskemlabs.com.br. Lançado em 2015, o Braskem Labs Scale tem como foco soluções já validadas e disponíveis para o mercado. Há também a possibilidade de inscrição para a categoria especial, que abre espaço para iniciativas que contribuam com a redução da perda de alimentos. O programa já acelerou mais de 50 empresas, sendo que 40% delas receberam investimentos após passarem pelas mentorias. Além disso, sua taxa de mortalidade é de apenas 6%, abaixo da média do mercado.