Contribuintes enfrentam dificuldades para baixar o programa do Imposto de Renda

Segundo a Receita, o problema foi causado por um congestionamento na página do órgão na internet

  • Foto do(a) author(a) Agência O Globo
  • Agência O Globo

Publicado em 2 de março de 2015 às 14:00

- Atualizado há um ano

Parte dos contribuintes que tentaram fazer o download do programa para preenchimento da declaração do Imposto de Renda enfrentaram dificuldades no início da manhã desta segunda-feira. O software foi liberado pouco antes de 8h, mas houve lentidão para baixar o arquivo durante boa parte desta manhã. Não está claro, no entanto, quantas pessoas são afetadas.

Procurada às 9h, a Receita Federal informou não ter identificado problemas, mas depois reconheceu o problema e afirmou que a situação já havia sido regularizada. Segundo a Receita, o problema foi causado por um congestionamento na página do órgão na internet (www.receita.fazenda.gov.br) no início da manhã. Segundo o supervisor nacional do programa do IR, Joaquim Adir, um número muito grande de pessoas físicas tentou fazer o download ao mesmo tempo e isso deixou o sistema instável.

Ele, no entanto, disse que a Receita aumentou o número de servidores para atender à demanda e que a situação foi regularizada Embora o programa do IR só tenha sido liberado hoje, mesmo dia em que começa a entrega da declaração, Adir afirmou que o Fisco espera receber um grande número de documentos ainda nesta segunda-feira.

Ele explicou que os primeiros 15 dias do acerto de contas com o Leão costumam registrar um grande número de entregas. Pelas redes sociais, internautas relatavam falhas na hora de baixar o programa. 

A versão 2015 do programa para preenchimento e declaração foi liberada mais tarde que o comum. No ano passado, o software foi dispobilizado uma semana antes do início do prazo para envio da declaração. Segundo o subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita, Carlos Roberto Occaso, a liberação em cima da hora se deve às muitas alterações noserviço. De acordo com ele, foi preciso ter mais tempo para ajustar o programa às novidades.