Copa do Mundo cria oportunidades para pequenas e grandes empresas

Não são só os pequenos que estão lucrando com o mundial. A rede de lanchonetes McDonald´s também já lançou sua linha temática

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2014 às 07:34

- Atualizado há um ano

Vai ter Copa, sim! E também vai ter muita gente ganhando dinheiro com ela. Do McDonald´s a dona Ana Conceição Oliva, que personaliza sandálias Havaianas em casa, o que não faltam são negócios e produtos inspirados na Copa do Mundo. Cada par de sandália enfeitada com as cores da bandeira brasileira custa R$ 40 na mão de Ana, mas se o cliente levar mais de uma tem desconto. Ela trabalha numa clínica, mas viu na Copa uma oportunidade de faturar.“Eu fiz pela primeira vez na Copa passada, e deu certo. Então, comecei a fazer em datas comemorativas, como Natal, Réveillon e, agora, na Copa”, conta. Em 2010 foram 100 pares vendidos, mas este ano as vendas prometem ser melhores. “Já vendi umas 50, mas quando chega perto é que começam os pedidos. Eu faço sozinha, levo mais ou menos uma hora para fazer cada par”, completa. Ana Conceição leva cerca de uma hora para personalizar cada par de Havaianas, que vende por R$ 40 (Foto: Betto Jr)Amigas de condomínio, Andréa Fonseca e Caroline Lordelo se organizaram um pouco mais e criaram um ateliê para confeccionar laços para bebês. “A gente fazia para nossas filhas, Júlia e Sofia, e as outras mães começaram a encomendar”, conta Andréa. A ‘Mães de Boneca’ foi criada há dois meses, mas teve suas vendas alavancadas nos últimos dias com a proximidade da Copa. “Temos uma coleção da Copa. São laços, fitas, tiaras, tudo com as cores do Brasil”, explica. Os produtos das duas mães custam entre R$ 8 (flores de crochê) e R$ 25 (tiaras).  Confira todas as notícias da Copa do Mundo 2014Dos laços de fita para a lingerie, Nara Oliveira trabalha com um público mais adulto, mas nem por isso menos torcedor da Seleção Brasileira. “Temos calcinha e sutiã verde e amarelos, camisetas de algodão e, para os homens, short de dormir com as bandeiras de vários países, predominando a do Brasil”, conta ela, que é dona da Nara Moda Íntima, no Master Shopping, em Brotas. Segundo a empresária, os produtos temáticos têm feito sucesso. “As camisetas chegaram na semana passada e agora só tem duas”.  EmpresasMas não são só os pequenos que estão lucrando com o mundial. A rede de lanchonetes mais famosa do mundo também já lançou sua linha temática. O McDonald´s incrementou o cardápio com sete sanduíches que homenageiam Brasil, Argentina, Espanha, França, Itália, Alemanha e Estados Unidos. Todos os sanduíches trazem elementos típicos da gastronomia de cada país e, a cada dia, um deles é vendido, até 25 de junho. Ainda no setor de alimentos, a partir de sábado, a rede de docerias Amor aos Pedaços começa a vender 14 variedades, entre bolos, tortas e outros doces que homenageiam as seleções participantes da competição. O Bolo Amor aos Pedaços, homenagem ao Brasil, consiste em bolo branco com recheio de abacaxi com coco, coberto com chantilly e polvilhado com canela em pó. Já o Bolo Pão de Mel é um tributo à Alemanha: bolo de chocolate e pão de mel recheados com creme trufado, com cobertura de chocolate, pedacinhos de pão de mel e fios de cobertura de chocolate meio amargo. Tem ainda a dupla de minipães de mel ao licor,  decorados com a bandeira do Brasil e uma bola verde e amarela. Em Salvador, há uma franquia da Amor aos Pedaços no Salvador Shopping. Outra grande empresa, só que no ramo calçadista, a Melissa também já lançou os seus produtos da Copa do Brasil. “Um deles é uma sapatilha clássica, em parceria com o Zé Carioca, que está disponível em seis cores. O outro é um chinelo com um aplique escrito ‘Brasil’, que foi um sucesso da coleção passada que repaginamos para a Copa”, conta a gerente de Marketing do Clube Melissa, Beatriz Borges. Os produtos, que representam 5% da coleção da marca, custam, respectivamente, R$ 129,90 e R$ 69,90. Segundo Beatriz, na Copa passada, a Melissa já havia investido em um calçado temático: o chinelo Melissa Kilt. O supermercado Extra é outro que também já entrou no clima verde e amarelo. Patrocinador oficial de Seleção Brasileira de Futebol desde 2009, a rede traz em suas lojas a linha  de produtos ‘Sou Brasileiro’, com camisetas, kit caipirinha, toalha, aventais, bonés, entre outros produtos. Apenas no departamento  de bazar, a rede possui 90 itens do Brasil à venda. Isso além dos produtos licenciados pela Fifa, como o mascote Fuleco (R$ 34,90), copos infantis (R$ 3,99) e bonés (R$ 19,90). Mas a grande aposta da empresa para os próximos dias são as TVs. Só no primeiro bimestre de 2014, o volume de TVs de tela grande e as com novas tecnologias cresceu 150% em  comparação ao mesmo período de 2013. Outra boa prospecção é que as vendas de cervejas cresçam 30%.Sebrae reúne empreendedores na Copa do Mundo no BrasilComo as amigas Andréa e Caroline, Úrsula Quaresma também iniciou um negócio inspirada na filha, Ana. Em outubro do ano passado, ela abriu a confecção infantil Adocica, e agora trabalha na coleção Copa. “Tem camisetas, bermudas e vestidinhos para crianças de 2 a 8 anos”, conta. A partir de 12  de junho, ela e outros 14 comerciantes participantes do projeto Sebrae 2014 se reunirão no Pelourinho para vender seus produtos, na ação intitulada Mosaico. “Vai ser uma central de comércio colaborativo de moda e acessórios. Cada um deles vai pagar R$ 300 e vai poder comercializar seus produtos no espaço que estamos organizando lá”, contou o gestor do Projeto Sebrae 2014, José Élio de Souza. Uma outra parte da ação será na rodoviária, onde 15 comerciantes do setor agropecuário irão vender produtos como mel e castanhas para os turistas que chegarem.