Copom corta Selic para 5% ao ano, menor taxa básica de juros da história

brasil
30.10.2019, 19:40:41
Atualizado: 30.10.2019, 20:19:05

Copom corta Selic para 5% ao ano, menor taxa básica de juros da história

Banco Central ainda sinalizou novo corte até o final do ano

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, nesta quarta-feira (30), fazer o terceiro corte seguido de 0,50 ponto percentual na Selic, que chega a 5,00%, a menor taxa básica de juros da história.

No comunicado do Banco Central (BC), também foi adiantado que há espaço para mais uma redução no fim do ano.

“O Comitê avalia que a consolidação do cenário benigno para a inflação prospectiva deverá permitir um ajuste adicional, de igual magnitude”, diz a mensagem.

A decisão já era esperada, como mostrou uma pesquisa feita pela XP Investimentos.

A mediana das estimativas das 32 gestoras questionadas apontou para uma Selic em 4,5% no fim do ano, indicando que além do corte de hoje deve haver mais um de 0,5 p.p. na última reunião do ano, que ocorre nos dias 10 e 11 de dezembro.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas