Coreia do Sul diz que não há sinais de novo teste nuclear da Coreia do Norte

Coreia do Norte poderia realizar a sua sexta explosão nuclear

  • Foto do(a) author(a) Agência Brasil
  • Agência Brasil

Publicado em 6 de julho de 2017 às 08:23

- Atualizado há um ano

O chefe de Defesa da Coreia do Sul disse nessa quarta-feira (5) que não houve nenhum sinal específico de outro teste nuclear feito pela Coreia do Norte. Segundo o ministro da Defesa, Han Min-koo, embora os norte-coreanos possam realizar outro teste a qualquer momento, nenhum sinal foi detectado.

Especulações surgiram sobre o fato de que a Coreia do Norte poderia realizar a sua sexta explosão nuclear, após o anúncio, terça-feira (4), de que testou com sucesso um novo tipo de míssil balístico intercontinental, chamado Hwasong-14.

O governo norte-coreano já fez testes de lançamento de um foguete balístico de longo alcance. O quarto e o quinto testes de bombas atômicas foram realizados em janeiro e setembro do ano passado, aumentando as tensões na Península Coreana.

Para o chefe da defesa, a capacidade da Coreia do Norte de reproduzir em miniatura uma ogiva nuclear atingiu nível significativo.

Em resposta ao teste do míssil balístico intercontinental, a Coreia do Sul e os Estados Unidos fizeram exercícios conjuntos ao longo da Costa Leste sul-coreana.

O ministro da Defesa disse que foi a primeira vez que os dois aliados realizaram exercícios de mísseis conjuntos em resposta à provocação morte-coreana.

Ao comentar o teste de terça-feira, o ministro afirmou que não está confirmado se a Coreia do Norte domina a tecnologia de reentrada do míssil balístico intercontinental, embora seu alcance tenha sido estimado em uma faixa de 7 mil a 8 mil quilômetros.