Coronavírus: faculdades particulares também terão que suspender as aulas

Decreto em Salvador prevê fechamento de unidades por 15 dias a partir de quarta

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de março de 2020 às 15:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Sala de aula da UniRuy Wyden no campus do Costa Azul (Foto: Divulgação) As medidas de contenção do novo coronavírus previstas em decreto do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), publicado em edição extra do Diário Oficial nesta segunda-feira (16), também prevê a suspensão, durante 15 dias, a partir da próxima quarta (18), das faculdades particulares instaladas na capital.

A publicação prevê seis medidas de combate ao avanço do coronavírus na cidade, incluindo ainda a suspensão das aulas nas redes municipal e particular de Salvador. 

Nas redes sociais, o perfil oficial do prefeito esclareceu a dúvida de uma internauta que queria saber se a medida, tomada em relação às escolas, incluía as faculdades e universidades das redes pública e privada também. 

"Da rede privada, sim. Não há nenhuma faculdade/universidade municipal em Salvador, por isso as universidades públicas da cidade dependem do posicionamento de outras esferas do governo. O que cabe ao município foi feito: todas as instituições municipais e particulares de ensino devem suspender as atividades a partir de quarta-feira", explicou Neto.

Acompanhe, de forma gratuita, notícias do coronavírus no CORREIO

Se antecipando à data limite, o Centro Universitário UniRuy Wyden e a Faculdade ÁREA1 Wyden informaram em nota oficial que, “como medida preventiva, as aulas presenciais estão, por ora, suspensas”.

“Informamos que seguimos todas as recomendações dos órgãos governamentais de saúde e, para isso, criamos um comitê de acompanhamento que avalia diariamente os novos desdobramentos da pandemia de Coronavírus. Reforçamos o compromisso com a segurança e bem-estar da nossa comunidade acadêmica e em caso de novas informações ou iniciativas, iremos comunicar”, conclui o comunicado divulgado nesta segunda.

Nas unidades Unime Salvador e Lauro de Freitas as aulas presenciais estão suspensas até o dia 23 de março. Durante o período, os conteúdos serão disponibilizados normalmente por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de cada aluno para que não haja qualquer impacto na progressão do conteúdo acadêmico. "O maior compromisso [da intituição] é com a segurança e a saúde de todos os alunos, professores e funcionários", destaca nota da Unime. 

A Rede UniFTC vai suspender as aulas dos cursos de graduação, pós-graduação e demais atividades acadêmicas presenciais em todas as unidades, a partir desta quarta-feira (18). A medida valerá enquanto durar a situação de emergência instaurada por conta do coronavírus.  ‘Um comitê, formado por profissionais de Saúde, de Tecnologia e por Educadores, especialmente para lidar com as questões relativas à pandemia,  já está viabilizando uma forma para que possamos continuar movimentando nosso conhecimento remotamente. Os alunos receberão todas as informações sobre as aulas remotas através de nossos canais de atendimento”, afirma nota da instituição.

Na Universidade Católica do Salvador, as atividades acadêmicas da graduação e pós-graduação ficarão suspensas entre os dias 17 de março a 01 de abril.  Até a próxima sexta-feira (20), será emitido um comunicado com novas orientações. “Nossas atividades administrativas essenciais serão mantidas, inclusive os processos de matrícula e rematrícula”, indica nota.

Para os estudantes da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, o recesso da “semana do saco cheio” foi antecipado para a semana de 20 a 26 de abril para a semana que se inicia nesta segunda-feira (16). A Bahiana retomará as aulas na próxima segunda (23). Em nota, a instituição afirma que vai utilizar o período para preparar a infraestrutura e conteúdo para manter nossas aulas com suporte tecnológico se a evolução da epidemia exigir o fechamento dos campi. “O Centro Médico, as Clínicas de Fisioterapia e Psicologia manterão suas atividades com a participação de professores e alunos no mesmo formato da “semana do saco cheio’’. Em caso de dúvida, procurar supervisão pedagógica”, informa a instituição.

A Unifacs ainda não suspendeu as aulas. Em nota, a instituição afirmou que as atividades da turma que possuir um caso confirmado de coronavírus serão suspensas para a realização da desinfecção e da limpeza terminal da sala de aula, além das áreas comuns da unidade. A universidade vai manter seus estudantes informados por meio do e-mail oficial da instituição. “Os eventos acadêmicos, como colação de grau, seminários e palestras, previstos para o mês de março serão postergados. As novas datas dessas atividades serão informadas posteriormente pela instituição assim que forem reagendadas”, ressaltou a instituição.

Em postagem no Instagram, a Faculdade Baiana de Direito e Gestão suspendeu as suas atividades presenciais até 1 de abril. A depender do posicionamento das autoridades, a data de retorno poderá ser prorrogada. “Os alunos da graduação deverão observar as comunicações ocorridas diariamente através do Portal, pois as atividades dirigidas e aulas com transmissão ao vivo serão indicadas nesse canal”, indicou. 

Leia também: Por que as escolas permanecem abertas na Bahia? 

Públicas A Universidade Federal da Bahia (Ufba) quanto a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que são instituições vinculadas, respectivamente, aos governos federal e estadual, ainda não suspenderam as aulas, embora tenham proibido diversos tipos de eventos. A situação é discutida internamente. 

Já no interior, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) anunciaram nesta segunda-feira (16) medidas preventivas visando conter o avanço do covid-19.

No Ifba, campus de Vitória da Conquista, as aulas e todas as atividades que aglomerem pessoas estão suspensas por três dias – desta segunda até quarta-feira (18), já as demais atividades acadêmicas e administrativas funcionam de maneira normal.

Na Uesb (campus de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga) estão suspensas por 30 dias eventos com mais de 100 pessoas, colações de grau, aulas de campo em cidades diferentes do campus sede do curso e atividades para pessoas a partir de 60 anos.

Mudanças contra o coronavírus No último sábado (14), o prefeito ACM Neto já havia anunciado outras ações contra o coronavírus, como a proibição, por tempo indeterminado, de qualquer evento ou atividade para mais de 500 pessoas na cidade, que já vale a partir desta segunda, e o impedimento de viagens internacionais para servidores da Prefeitura. 

Além disso, aqueles colaboradores que estejam retornando de viagens internacionais da Europa, China, Irã ou EUA devem fazer o teste para o coronavírus e permanecer em isolamento residencial por sete dias.

"Existem muitas dúvidas sobre o coronavírus. Mas, uma coisa é consensual: quem conseguiu evitar a proliferação do coronavírus com mais êxito, a exemplo da Coréia do Sul, foram aqueles países que se anteciparam, que adotaram medidas restritivas antes dos outros. Claro que essas medidas que estamos tomando agora mexe no dia a dia das pessoas. Mas, entendemos que esse é um momento que exige total atenção e o máximo de precaução. Vamos antecipar as decisões para evitar que o cenário se agrave", explicou ACM Neto. 

O prefeito afirmou que "Salvador não vai esperar que a situação se agrave". "Vamos antecipar ações com sobriedade, serenidade e equilíbrio, sem gerar pânico. Isso vai fazer com que a cidade se prepare melhor e possa evitar essa explosão do número de casos do coronavírus", salientou o prefeito, que reforçou o pedido para que os soteropolitanos evitem viajar (principalmente para fora do país).

"Quanto menos as pessoas circularem, principalmente aqueles que fazem parte do grupo de risco, como os idosos, melhor. Por isso, adotamos medidas fundamentais também em relação aos nossos servidores ativos e inativos", completou.

Neto também pediu que todas as autoridades políticas superem as diferenças e trabalhem de forma conjunta nesse momento. Sem citar nomes, ele criticou políticos que minimizam o risco da doença. "Vamos esperar o que acontece na Itália chegar até aqui para só depois tomar as medidas? Esse comportamento de minimizar o problema é uma atitude irresponsável. Aqui em Salvador, vamos antecipar as decisões", finalizou.

Veja os pontos do decreto municipal em função do coronavírus:

1 - Suspensão por tempo indeterminado de exigência de atendimento para aposentados e pensionistas que precisam de recadastrar no dia de seu aniversário. Não vai suspender o benefício de ninguém. 

2 - Suspensão de férias e licenças de profissionais da saúde, guarda, Semps (Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza), Defesa Civil para ficarem se prontidão para atender a população. Outras áreas podem ser suspensas, caso necessário.

3 - Trabalho remoto para profissionais da prefeitura acima de 65 anos, exceto aqueles que atuem em serviços essenciais para o funcionamento do serviço público - Secretários e dirigentes estão excluidos do decreto. 

4 - Fechamento dos parques públicos, a partir de quarta-feira (18). 

5 - Suspensão por 15 dias, a partir de quarta, as aulas da rede municipal e particular da cidade. Se precisar, a medida será estendida; suspender funcionamento de cinemas e academias, por 15 dias, a partir de quarta.

6 - Todas as inaugurações e atos da prefeitura serão realizados sem a presença de público. Apenas a autoridade ligada ao ato e a imprensa participarão.