Coronavírus: prefeitura garante banho e alimentação para moradores de rua

salvador
25.03.2020, 17:08:00
(Valter Pontes/Secom)

Coronavírus: prefeitura garante banho e alimentação para moradores de rua

Prefeitura anunciou novas medidas nesta quarta (25)

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O prefeito ACM Neto anunciou na manhã desta quarta-feira (25), durante a inauguração de mais um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), na Rua Djalma Dutra, novas medidas para conter a pandemia de coronavírus em Salvador.

Dentre as ações previstas, está o aluguel de hotéis e motéis para receber pessoas em condição de rua. De acordo com o gestor municipal, caso algum proprietário destes estabelecimentos se recuse a firmar um acordo para o aluguel destes espaços, ele fará a requisição administrativa dos equipamentos.

“Caso ocorra, faremos isso administrativamente, para assegurar que todos que estão em situação de rua, e que queiram realmente ser acolhidos pela prefeitura, tenham onde ficar durante esse período”, afirmou Neto.  

Além desta medida, haverá a instalação de equipamentos móveis de higiene e distribuição de materiais de uso pessoal e refeições.

Na edição do Diário Oficial do Município (DOM) publicada nesta quarta, a prefeitura já havia determinado também a antecipação do salário de aposentados e pensionistas do município e a suspensão da cobrança de estacionamentos em todas as Zonas Azul da cidade. Além disso, determinou também que os supermercados resguardem duas horas fixas de atendimento aos clientes idosos em compras: sempre de manhã, das 7h às 9h.

(Foto: Valter Pontes/Secom)

Higienização e cuidados
Pensando nos cuidados e na higienização da população de rua, a prefeitura implantará mais dois contêineres nas ruas que serão utilizados pelas pessoas em situação da rua para a higienização pessoal. Como já existe um em funcionamento, a cidade passará a ter três equipamentos deste tipo.

Outra medida anunciada será a implantação de uma lavanderia industrial móvel, que vai percorrer os locais da cidade onde há maior concentração dessas pessoas, para lavar suas roupas e pertences.

A prefeitura também fará a distribuição de 3 mil refeições por dia, em dois turnos, sendo almoço e lanche noturno, nos Centros Pops, que serão divulgados até a sexta-feira (27). Uma licitação para contratação de empresas de fornecimento de quentinhas está em curso. Além disso, na próxima semana será oficializado o processo de contratação de mais quatro equipes volantes de médicos que vão assegurar assistência à saúde para essas pessoas.

Confira as novas medidas adotadas pela prefeitura:

- A partir da próxima semana, 3 mil refeições serão disponibilizadas por dia em dois turnos - almoço e lanche da noite nos centros Pops: a estimativa de atender cerca de 3 mil pessoas por dia.            

- Divulgação dos locais onde as pessoas poderão retirar as quentinhas sairá no Diário Oficial até a sexta-feira.

- Distribuição de material de higiene pessoal para moradores de rua.

- Contratação de quatro equipes volantes de médicos nos pontos da cidade onde há concentração de moradores de rua.

- Determinação para que supermercados reservem 2h do dia para que os idosos com mais de 60 anos possam fazer as suas compras: das 7h às 9h.

- Recomendação para que todos os supermercados ofereçam serviços de delivery e dê preferência aos idosos.

- Até a sexta-feira, será anunciado medidas para os trabalhadores ambulantes e de zona azul que receberão apoio da prefeitura para compensar as perdas financeiras devido aos decretos já adotados.

- Inauguração de um Centro de Acolhimento para Crianças Órfãs, na Avenida Bonocô, no próximo sábado (28).

*Com supervisão da subeditora Clarissa Pacheco

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/na-frente-do-stf-bolsonarista-sara-winter-xinga-moraes-e-ameaca-persegui-lo-assista/
Alvo de operação da PF contra rede de fake news, ativista convocou manifestantes para acampar na frente da casa de ministro do Supremo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duster-2021-veja-tudo-que-mudou-no-suv-da-renault/
Jornalista automotivo testou o modelo e apresenta suas impressões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/novelas-classicas-chegam-ao-globoplay-e-a-favorita-e-a-primeira/
'Laços de Família', 'Vale Tudo' e 'Tieta' estão entre as próximas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-parte-1-dia-de-tradicao-antecipada-teve-licor-e-forro-em-familia-em-salvador/
Para aliviar tensão da pandemia, muita gente recorreu ao humor e, claro, ao rango típico nessa segunda-feira atípica
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anitta-x-leo-dias-entenda-o-conflito-entre-a-cantora-e-o-jornalista/
Cantora afirmou que era ameaçada e chantageada há alguns anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-dicas-para-se-dar-bem-nas-selecoes-de-emprego-pela-internet/
Especialistas selecionam uma série de orientações importantes para fazer bonito nas entrevistas
Ler Mais