Coronavírus: Transalvador suspende atendimentos presenciais

Apenas serviço de liberação de veículos removidos será mantido

Publicado em 19 de março de 2020 às 11:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Secom

Os atendimentos presenciais feitos pela Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) serão suspensos em virtude da situação de emergência decretada pela prefeitura em Salvador, para conter o avanço do coronavírus. O único atendimento mantido presencialmente pelo órgão será o de liberação de veículos removidos. No entanto, os prazos para defesa, recurso e apresentação do condutor infrator estão suspensos por tempo indeterminado, contado a partir da terça-feira (17).

O decreto que restringe os atendimentos presenciais da Transalvador foi publicado nesta quinta-feira (19) e entrará em vigor a partir de sábado (21). A prefeitura irá avaliar a situação para a normalização dos atendimentos e a retomada dos prazos. Após a regularização, os condutores poderão imprimir as notificações de infração ou penalidade com as novas datas de vencimento diretamente no site da Transalvador.

Além disso, a Transalvador também decidiu suspender, provisoriamente, a partir desta quinta-feira (19), a restrição de circulação de caminhões de grande porte, acima de 6,5 metros de comprimento e 2,2 metros de largura, em horários de picos em vias da capital baiana.  

O objetivo da flexibilização é favorecer os abastecimentos de mercadorias em estabelecimentos da capital baiana, aproveitando que o fluxo de veículos tenderá a diminuir diante dos cancelamentos das aulas e fechamentos dos shoppings centers.

Outra medida tomada pela superintendência é a de não fechar a Av. Magalhães Neto, a Av. Vasco da Gama, no trecho do Dique, e a orla da Barra para a realização do projeto Ruas de Lazer nos próximos domingos.  

Veja quais outros serviços sofrerão mudanças e quais poderão ser feitos remotamente:  

Recurso e defesa Mesmo com os prazos suspensos, as defesas e recursos podem ser solicitados por meio dos Correios. Para isso, o cidadão pode enviar cópias autenticadas da documentação necessária para o endereço:  Av. Vale dos Barris, nº 501 - Barris - Salvador - Bahia - CEP: 40070-055, no setor de atendimento dos Serviços de Multas. Caso prefira, o condutor poderá realizar quaisquer desses serviços presencialmente após o fim do decreto, quando serão retomados os prazos.

Apresentação de Condutor infrator Mesmo sendo outro serviço que teve seu prazo afetado, a apresentação de condutor infrator pode ser solicitada completamente via online por meio do site da autarquia. Basta ir na aba Cidadão, clicar em Multa e seguir para a parte de Apresentação de Condutor.

Credenciais de Estacionamento Especial Está suspenso o atendimento na sede da Transalvador, nos Barris, e no balcão montado na Ferreira Costa, para a emissão das credenciais para estacionamento em vagas especiais. Os públicos-alvo desse serviço (idosos, gestantes, lactantes e deficientes físicos) são os mais vulneráveis à doença.

Ouvidoria A Ouvidoria da Transalvador somente fará os atendimentos por meio do telefone (71) 3202-9085 ou pelo Fala Salvador, números 156. Não haverá atendimento presencial no setor.

Blitze da Lei Seca Como forma de coibir o uso de álcool pelos condutores, a Transalvador resolveu manter as blitze de alcoolemia diárias. Para isso, os agentes de trânsito já estão adotando um protocolo para evitar a transmissão do vírus. Eles deverão usar luvas, máscaras e álcool gel durante as abordagens. Os etilômetros (bafômetros) serão higienizados e o material usado pelo condutor será descartado.