Corpo de Mãe Stella chega ao Opô Afonjá após decisão da Justiça

Corpo começou a ser velado em Nazaré, onde ela morava com a companheira, mas foi trazido para Salvador para passar por rituais do candomblé

Publicado em 28 de dezembro de 2018 às 19:45

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Foto: Almiro Lopes/CORREIO

"Temos agora que agradecer a Xangô Afonjá a vitória concedida de termos o corpo de nossa mãe de volta à casa, onde serão realizadas todas as obrigações religiosas com o corpo presente". Com essas palavras, o presidente da Sociedade Cruz Santa do Afonjá, o ogã Ribamar Daniel, saudou a chegada do corpo de Mãe Stella de Oxóssi a sede do Ilê Axé Opô Afonjá. Aos 93 anos, Mãe Stella morreu nessa quinta-feira (27).

O corpo de Mãe Stella de Oxóssi chegou a Salvador no final da tarde dessa sexta-feira (28), quando foi levado para realização do embalsamento, seguido do velório que acontece no barracão do Terreiro, no bairro do Cabula.

O sepultamento será realizado nesse sábado (29), às 10h, no Jardim da Saudade. Em seguida, serão realizadas os ritos do axexê para que o espírito da ialorixá seja conduzido para o Orum (equivalente ao mundo espiritual).

De acordo Ribamar Daniel, durante uma semana serão realizados os rituais de passagem. Após esse período, o terreiro suspenderá as atividades religiosas por um ano e a condução das demais cerimônias em homenagem à Mãe Stella serão realizadas pela Mãe Pequena da casa, Mãe Ditinha, que assume interinamente. No dia 27 de dezembro de 2019, um jogo divinatório será realizado com os búzios de Xangô para que a sucessora de Mãe Stella seja escolhida.

Velório O velório da ialorixá foi acompanhado por diversos sacerdotes e sacerdotizas das mais variadas casas de santo da Bahia. Mãe Mariah de Kecy, por exemplo, veio de São Félix para render homenagens à companheira de sacerdócio. "A perda dessa matéria é sempre de se lamentar, mas não acreditamos na morte como fim. Ela está sendo recebida no Orum e seu corpo físico conhecerá o descanso, pois as obrigações do Candomblé são muitas e pesadas", pontuou.

Justiça Foi cumprida por volta das 13h a decisão de Justiça de transferir o corpo da ialorixá. Um oficial de Justiça entregou a decisão na Câmara de Vereadores de Nazaré, onde o corpo dela estava sendo velado. Após isso, filhos de santo e integrantes do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá seguiram pelas ruas da cidade levando o corpo de Mãe Stella em direção ao carro de uma funerária. Tudo aconteceu na presença de homens fortemente armados da Polícia Militar.