Corpos de vítimas de massacre em escola são velados em estádio de Suzano

Previsão é de que velório coletivo aconteça até as 16h desta quinta-feira (14)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de março de 2019 às 05:43

- Atualizado há um ano

. Crédito: Nelson Almeida/AFP
. por Miguel Schincariol/AFP

Um velório coletivo com as vítimas do massacre em Suzano está sendo realizado na Arena Suzano, o ginásio de esportes da cidade, nesta quinta-feira (14). Familiares de seis vítimas confirmaram a participação no velório coletivo.

[[galeria]]

Os corpos que estão sendo velados no local são dos adolescentes Caio Oliveira, Kaio Lucas da Costa Limeira, Samuel Melquíades Silva de Oliveira e Claiton Antonio Ribeiro; e das funcionárias da escola Eliana Regina de Oliveira Xavier e Marilena Ferreira Vieira Umezo.

Douglas Murilo Celestino, de 17 anos, será o único dos cinco alunos assassinados que não será velado na Arena Suzano. Evangélica, a família optou por realizar a cerimônia em uma igreja da Assembleia de Deus de Suzano a partir da 13h desta quinta.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo enviou, ainda na quarta-feira, 13, dois psiquiatras e um psicólogo para dar apoio no atendimento às famílias e demais envolvidos na ocorrência, atuando em conjunto com a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Suzano.

A Secretaria também mobilizou médicos do Grupo de Resgate, que atuaram ao lado dos Bombeiros e do Grupamento Aéreo (Águia), fortalecendo o trabalho do Resgate no atendimento pré-hospitalar às vítimas. 

Sete feridos estão sendo assistidos por equipes especializadas de hospitais estaduais - Hospital das Clínicas (HCFMUSP) e hospitais Luzia de Pinho Melo e Geral de Itaquaquecetuba.

Três vítimas, uma em estado grave, permanecem na UTI. Os outros quatro adolescentes continuam internados com estado de saúde estável.

Leia mais: Atirador matou comparsa e cometeu suicídio; tudo o que se sabe até o momento

Para evitar encontros entre as famílias, os corpos dos dois atiradores, Luiz Henrique de Castro e Guilherme Taucci Monteiro, foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) do município vizinho de Mogi das Cruzes. Luiz Henrique de Castro, tinha 25 anos, e Guilherme Taucci Monteiro, 17 anos (Fotos: Reprodução) Missa  Horas após o ataque que deixou pelo menos dez mortos em Suzano (SP) - incluindo os dois atiradores - moradores do município de 294 mil habitantes, na Grande São Paulo, organizaram uma missa na rua da Escola Estadual Raul Brasil em homenagem às vítimas.

A missa foi celebrada pelo padre Cláudio Taciano, que pediu por paz. Em frente ao muro da escola, foram deixadas flores, junto com cartazes com os nomes de cada uma das oito vítimas do ataque conduzido por dois ex-alunos da escola.

Ontem, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), decretou luto oficial de três dias na cidade. A Câmara Municipal da cidade também decretou luto. As aulas foram suspensas por dois dias nas escolas municipais e estaduais da cidade.

Assistência Suzano, com mais de 1,3 milhão de habitantes, se prepara para o luto oficial de três dias e o velório coletivo na Arena Suzano, no Parque Max Feffer. Nessa sexta-feira (15), por orientação da prefeitura, os educadores se reunirão para definir as ações que serão tomadas com os 26 mil alunos das escolas públicas municipais. O objetivo é adotar medidas para combater a violência e o assédio moral no esforço de estabelecer a cultura de paz.

Equipes de psicólogos vão apoiar o trabalho. Eles se colocaram à disposição, ao lado de assistentes sociais, psiquiatras, enfermeiros e terapeutas ocupacionais, para ajudar os amigos e parentes das vítimas. Só ontem cerca de 200 pessoas passaram pelo local.

Veja quem são as vítimas do massacre: Marilena Ferreira Vieira Umezo, 59 anos, coordenadora pedagógica da escola. Era casada. Deixa filhos e netos. Eliana Regina de Oliveira Xavier, 38 anos, inspetora na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano. Samuel Melquíades Silva de Oliveira, 16 anos, aluno. Frequentava a igreja Adventista do Sétimo Dia com o pai Douglas Murilo Celestino, 16 anos, aluno. Chegou a ser socorrido ao Hospital de Clínicas Luzia Pinho de Melo, foi a óbito. Kaio Lucas da Costa Limeira, 15 anos, aluno Caio Oliveira, 15 anos, aluno Claiton Antonio Ribeiro, 17 anos, aluno: ele foi baleado e morreu na escola. Jorge Antonio de Moraes, comerciante, morto antes da entrada dos assassinos na escola, tio de Guilherme Taucci

Lista de feridos:

1. Adna Isabella Bezerra de Paula, 16 anos, transferida do PSM Suzano para o HC/FMUSP - estável, na emergência.

2. Anderson Carrilho de Brito, 15 anos, transferido do PSM Suzano para o HC/FMUSP - estado grave, no centro cirúrgico.

3. Beatriz Gonçalves Fernandes, 15 anos, estável no PSM de Suzano

4. Guilherme Ramos do Amaral, 14 anos , neste momento passa por cirurgia no PS de Suzano.

5. Jenifer da Silva Cavalcante - HC Luzia de Pinho Melo, grave, porém estável, passou por procedimentos cirúrgicos e está sendo acompanhada pela equipe médica.

6. José Vitor Ramos Lemos, (Hospital Santa Maria). É o que foi atingido com o machado.

7. Leonardo Martinez Santos - socorrido ao HC Luzia de Pinho Melo - fraturou o tornozelo, será operado e passará por cirurgia.

8. Leonardo Vinícius Santa Rosa, 20 anos, estava na Santa Casa de Suzano e foi transferido para o HC/FMUSP, estável no PS.

9. Letícia de Melo Nunes, (Hospital Santa Maria - transferida para Hospital Geral de Itaquaquecetuba) - estável e sob acompanhamento especializado de cirurgia geral.

10. Murillo Gomes Louro Benites, 15 anos - socorrido ao HC/FMUSP pelo Águia, estável no PS.

11. Samuel Silva Félix, 15 anos (Hospital Santa Maria).