Corredores de quatro patas

É muito comum ver os pets acompanhando seus tutores em corridas pela cidade. Mas será que existe alguma restrição?

  • Foto do(a) author(a) Monique Lobo
  • Monique Lobo

Publicado em 20 de outubro de 2017 às 00:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock

Quem ama bicho não quer largar deles nenhum minuto sequer. Por isso, é muito comum ver os pets, principalmente cachorros, acompanhando seus tutores em corridas pela cidade. Cheios de energia, eles adoram atividades ao ar livre.

Mas será que existe alguma restrição? Em conversa com a médica veterinária Jamille Palma, descobri que essa prática é muito indicada aos animais, “desde que o animal não tenha nenhum problema que comprometa a atividade como um problema de circulação ou cardíaco, por exemplo”, alerta a veterinária.

Além disso, alguns cuidados devem ser respeitados para que o lazer não cause nenhum transtorno para o bichinho. “O horário em que o animal vai correr ou caminhar é importante. Tem que ser logo cedo ou no final do dia, quando o asfalto está mais frio”, destaca. Afinal, como bem lembrou Jamille: “a gente corre de tênis e eles correm descalços”. O contato com o solo quente pode causar queimaduras nas patinhas, na área das almofadinhas. Para não correr esse risco, vale uma dica simples que ela me ensinou: é só se perguntar se você conseguiria caminhar naquele horário e local se não estivesse calçado.

Outro ponto muito importante para o animal é a hidratação. Assim como nós, eles precisam beber bastante água durante a prática de corridas e caminhadas. Por isso, não deixe de levar uma garrafinha ou um potinho com água para que ele possa beber ao longo da atividade. Jamille explica que é possível encontrar garrafas próprias para usar fora de casa. “Quando abrem, se tornam uma espécie de potinho para o cachorro poder se hidratar na rua”, diz.

E nada de levar o pet para correr logo após alimentá-lo. “Porque existem doenças como a torção gástrica, por exemplo, em que a uma rotação do estômago, que podem ser desencadeadas por isso. O ideal é que ele não faça exercícios depois das refeições. O mesmo vale para oferecer o alimento após a atividade. É preciso esperar uma hora para baixar o metabolismo e só aí oferecer a comida”, explica.

E para os tutores de animais de grande porte, nada de leva-los para correr com nenhuma espécie de mordaça. “Ela dificulta a respiração e o animal pode passar mal por não conseguir respirar”, informa a veterinária. Seguindo essas orientações e tendo bom senso para avaliar o estado do pet no momento da atividade – se ele apresenta algum sinal de fraqueza, cansaço, língua roxa entre outros sintomas – e pausar ou encerrar a prática se necessário, você e seu amiguinho de quatro patas vão se divertir bastante.

Inclusive, disse Jamille, existem raças que curtem muito uma corrida e aceitam bem o exercício como o labrador, golden retriever, pit bull etc. Então, não há porque dispensar essa companhia deliciosa!

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.