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Vinicius Nascimento
Publicado em 1 de outubro de 2021 às 08:00
- Atualizado há 2 anos
É preciso caminhar. A luta antirracista se faz todo dia e cada tijolinho é importante na construção de um mundo onde corpos, vidas, ideias, trabalhos, profissionais e pautas negras sejam respeitadas e humanizadas. É com o intuito de colocar alguns tijolos nessa laje que nasce o Correio Afro, um canal que consolida toda a produção de interesse da população negra que já existe dentro do CORREIO, com uma série de novos produtos, em um só lugar.>
O canal vem para a amplificação contínua de conteúdos do ativismo negro. Realizações, beleza, bem-estar, saúde, empreendedorismo, militância e pensamentos dessa cena são protagonistas em matérias, vídeos, podcasts, programas ao vivo e eventos. O lançamento acontece hoje, às 19h, com o programa Conexões Negras, apresentado por Midiã Noelle entrevistando MC Soffia, no Instagram @correio24horas. >
Além do Conexões Negras, Midiã também vai tocar o próprio podcast. A jornalista diz que o racismo é um determinante social para uma série de temas da sociedade, desde a saúde até a segurança pública, passando pela cultura e, por isso, é importante que seja enfrentado com contundência por todos os setores da sociedade - incluindo a comunicação. >
"O Correio Afro se soma ao processo histórico de atuação na pauta racial do jornal, sobretudo com o Afro Fashion Day. Um espaço de divulgação de informação e a minha função é atuar na curadoria, a partir da minha coluna e o programa conexões negras", disse a jornalista. Mestra em Cultura e Sociedade pela Ufba, Midiã Noelle apresenta o Conexões Negras (Foto: José Welton Júnior/Divulgação) O Afro Fashion Day é um dos produtos que estarão dentro do novo canal. O projeto terá uma aba própria dentro do site do CORREIO, trará artigos, vídeos drops com opinião e informação e outros didáticos, batizados de A Nossa História Contada por Nós, cards com personalidades baianas negras e a Agenda Preta, voltada para divulgação de eventos. Linda Bezerra, editora-chefe do CORREIO, afirma que canal amplia interesses que estão no dia a dia do veículo (Foto: Betto Jr/Arquivo CORREIO) Editora de Cultura, Ana Cristina Pereira acredita que nos últimos anos houve uma mudança significativa na abordagem de temas ligados às questões raciais – tanto na quantidade de matérias como na diversidade de temas, pensando questões mais amplas. "É aí que se encaixa o Correio Afro, que vai sistematizar e ampliar a produção de reportagens, com conteúdos específicos sobre negritude e dialogando com outros projetos e produtos do CORREIO", disse. Ana Cristina Pereira é editora de Cultura no CORREIO (Foto: Luiza Gonçalves/Divulgação) Ponto fundamental Para Lívia Vaz, promotora de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis), o combate ao racismo não é responsabilidade das pessoas negras, que são vítimas desse sistema de opressão. A ampliação e visibilização do debate racial, diz, é ponto fundamental para a construção de uma verdadeira democracia. >
Ao mesmo tempo, Lívia Vaz pondera que não deveria ser necessário que se crie um destaque para as pautas de interesse das pessoas negras em Salvador, cidade que tem 86% de sua população formada por negros, de acordo com estimativa do IBGE feita em 2021.“Não há um país democrático sem discussão racial séria. Ao mesmo tempo que parabenizo muito o CORREIO, me parece estranho e é culpa do racismo que precisemos de um destaque separado para pautas negras. Porque pautas negras deveriam ser as principais”, observou a promotora. Fundador e presidente do Ilê Aiyê, Vovô do Ilê disse que a iniciativa demorou e que todas as ações nascidas para melhorar e valorizar vidas pretas são bem-vindas. "Os meios de imprensa precisam ter mais a cara da Bahia e iniciativas como essa são muito legais. Começamos com esse movimento de valorização da beleza negra desde os anos 1970, batizamos de noite da Beleza Negra nos anos 1980. É preciso ter mais cara negra, mais jornalista preto. Pessoas competentes, negros e competentes", disse Vovô. Vinícius Nascimento é o jornalista responsável pelas reportagens (Foto: Franciele Luz/Divulgação) A Gerente de Marketing do CORREIO, Marta Sousa, e a editora-chefe do veículo, Linda Bezerra, garantem que o Afro é um canal para a produção que já existe dentro do nosso dia a dia, “um desejo do veículo ouvir e dar espaço à diversidade, à pluralidade. O espaço traz esse conteúdo plural que já temos e trabalhamos dentro do CORREIO há muitos anos”, disse Marta. Linda reitera que é um conteúdo orgânico, que receberá novos produtos. Quer conhecer o Correio Afro? Acesse aqui!>