CORREIO vence Latam, a Libertadores do Jornalismo, com projeto Textão

Latam é um dos principais prêmios de mídia do planeta; disputa agora é pelo Mundial

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de novembro de 2018 às 22:39

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Editor do site do CORREIO, Wladmir Pinheiro recebe o Latam na Colômbia (Foto: Divulgação) Após a quarta indicação consecutiva ao Latam Digital Media Awards, um dos mais reconhecidos prêmios de mídia do mundo, organizado pela Associação Mundial de Jornais e Editores (WAN-Ifra), o CORREIO finalmente chegou lá! Na noite desta quinta-feira (15), o projeto Textão levou o prêmio de Melhor Projeto de Fidelização em Redes Sociais, que foi entregue em Bogotá, na Colômbia.

O editor do site do CORREIO, Wladmir Pinheiro, comemorou o resultado inédito. “O Textão é importante porque reforça nossa relação com os leitores e os usuários de redes sociais, trazendo vozes diferentes para o jornal. É uma forma de aumentar o engajamento e o reconhecimento dos leitores com o jornal”, disse ele, ao explicar a seção online de conteúdo exclusivo do CORREIO, no qual o jornal republica, com autorização dos autores, bons textos encontrados no Facebook sobre assuntos e temas atuais.

O Latam reconhece os melhores trabalhos em jornalismo de toda a América Latina. Com a premiação, o CORREIO está classificado para o prêmio mundial, disputado com todos os vencedores dos demais continentes.

Na noite desta quinta, o CORREIO concorria com os projetos: Estrategia en Redes Sociales en la PNP, da Policía Nacional del Perú, do Peru; e Sagrosso, do chileno OneMetro. O anúncio foi feito durante a conferência anual da WAN-Ifra, em Bogotá. Clique aqui para ler as publicações do Textão. Wladmir Pinheiro (centro) com demais vencedores do Latam (Foto: Divulgação) O coordenador de Inovação do CORREIO, Juan Torres, também destacou a importância da premiação.“O reconhecimento do Textão neste prêmio, que é um dos mais importantes do continente, prova que é possível promover grandes inovações com ideias bastante simples”, comentou ele.No projeto, o autor original do ‘textão’ ganha alcance em sua publicação e os demais leitores e seguidores do CORREIO têm acesso àquele texto que, de outra forma, poderia não aparecer em sua linha do tempo nas principais redes sociais."A ideia é que a gente possa ampliar o alcance de vozes e pontos de vista interessantes, que contribuam para o debate público", explicou a editora-chefe do CORREIO, Linda Bezerra, quando o projeto foi indicado ao prêmio."Com essa iniciativa, a gente reforça a aproximação e a troca entre as pessoas que fazem parte da nossa comunidade de leitores, levando para uma grande audiência discussões que, não fosse isso, ficariam restritas a grupos muito menores", acrescentou.

"O Textão é importante porque reforça nossa relação com os leitores e os usuários de redes sociais, trazendo vozes diferentes para o jornal. É uma forma de aumentar o engajamento e o reconhecimento dos leitores com o jornal", reforçou Fábio Gois, gerente de Marketing, Projetos e Mídias Digitais do CORREIO. 

[[publicidade]]

Ele também comemorou o reconhecimento do sucesso do projeto, confirmado com o laurel na Colômbia.

"Essa premiação é um reconhecimento fundamental de uma sequência de iniciativas digitais que o CORREIO vem realizando ao longo dos últimos anos. Um trabalho que valoriza a liberdade em inovar sempre com foco no leitor e no desenvolvimento de novas linguagens jornalísticas", concluiu.

Outras edições e prêmios Ao lado do grupo gaúcho RBS e do argentino La Nación, o CORREIO é o único veículo de todo o continente a ser finalista em todas as edições do Latam Digital Media Awards. Nas outras três edições do prêmio, o CORREIO foi finalista sempre na categoria Melhor Novo Produto de Inovação, com os seguintes projetos:Grupos Segmentados de WhatsApp (2017) O Silêncio das Inocentes (2016) Tempo Perdido (2015) Outro prêmio internacional  O Latam foi o segundo prêmio internacional recebido pelo CORREIO nesta quinta. Mais cedo, o jornal levou a Medalha de Ouro de design jornalístico do Prêmio ÑH2018, promovido pela SND (Society for News Design), que escolheu os melhores trabalhos visuais para periódicos da Espanha, Portugal e América Latina. Capa que rendeu prêmio internacional de design jornalístico ao CORREIO (Foto: Reprodução) A premiação foi por conta da capa para o especial de aniversário de Salvador, que levou o prêmio máxima na categoria en Diarios y semanarios locales y regionales.