Covaxin procura voluntários em Salvador para testar vacina contra covid

Laboratório indiano convocará 4.500 voluntários em cinco cidades brasileiras

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2021 às 17:56

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo AFP

O laboratório Bharat Biotech, que produz a vacina Covaxin, contra a covid-19, procura voluntários no Brasil para os testes de fase três do imunizante, que foram autorizados pela Anvisa. Uma das cidades em que o laboratório busca por pessoas é Salvador.

Segundo a revista Istoé, o Instituto de Pesquisa Clínica de Campinas (IPECC) vai selecionar um total de 4.500 voluntários em São Paulo (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Campo Grande (MS). Os estudos serão coordenados pelo Hospital Albert Einstein, que fica na capital paulista. 

A fase 3 é a última fase de testes na pesquisa da vacina. Os voluntários são divididos em dois um grupos - um toma a vacina e o outro um placebo. A vacina precisa fazer uma fase 3 no Brasil para ter autorização de uso. A vacina teve autorização de importação e aplicação pela Anvisa, pedida pelo Ministério da Saúde, para 4 milhões de doses. 

Na Índia, em testes com mais de 25 mil voluntários, o imunizante teve eficácia constatada de 78% em sintomáticos e 100% em casos graves.

Para ser voluntário, a pessoa tem que ter de 18 a 50 anos e estar em bom estado de saúde. Não pode ter se vacinado contra a covid-19, nem ter contraído a doença. Grávidas e mulheres que planejam engravidar por agora não podem ser voluntárias.

Os interessados devem fazer pré-cadastro no site do Hospital Igesp, que a instituição informa que não garante a seleção.