Covid-19: Morre Mestre Joel, disseminador da capoeira em São Paulo

bahia
05.06.2020, 18:56:00
Atualizado: 05.06.2020, 20:18:26
(Fotos: Acervo familiar)

Covid-19: Morre Mestre Joel, disseminador da capoeira em São Paulo

Capoeirista estava internado no Hospital Ernesto Simões

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Um dos responsáveis por levar a capoeira para São Paulo, o Mestre Joel de Menezes, 76 anos, faleceu nesta quarta-feira (3), no Hospital Ernesto Simões, em Salvador. Internado em estado grave desde 13 de maio, ele havia sido contaminado pelo novo coronavírus. A informação foi confirmada ao CORREIO pelo filho dele, Edson de Menezes. O corpo do capoeirista será trasladado para São Paulo, onde será sepultado neste sábado.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo lamentaram nas redes sociais a morte do capoeirista.

Nascido em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, e criado em Feira de Santana, Mestre Joel residiu em Salvador, mas sempre fazia viagens para São Paulo, onde fundou e formou grupos de capoeira. 

Segundo conta o filho, o capoeirista mudou-se para o estado paulista em 1964, onde fundou a Associação de Capoeira Ilha de Itapuã, uma das principais em São Paulo. Em 1972, Joel foi reconhecido como mestre de capoeira por Mestre Bimba, criador da Luta Regional Baiana. O mestre baiano ainda era presidente do grupo Organização Onças de São Paulo e já havia sido presidente nacional da Associação Brasil Capoeira (Abracap).

Em sua carreira, Mestre Joel viajou para países como Alemanha, África do Sul, Inglaterra, Argentina e Espanha para levar conhecimento sobre a capoeira. Sua última parada foi justamente a Espanha, onde a família acredita que ele tenha se infectado pelo coronavírus. Ao retornar para Salvador, logo após o Carnaval, ele foi internado. O mestre tinha diabetes e hipertensão, comorbidades de risco para a nova doença.

Além de expandir o alcance da capoeira, Mestre Joel foi um dos primeiros a gravar discos com músicas de capoeira (ver mais abaixo). “Ele gravou discos nos chamados bolachões. Ele foi um dos pioneiros nessa gravação, com músicas que sempre falam da Bahia”, explicou Dadá. Em 1979, o mestre lançou Capoeira, que foi seguido de Capoeira Raiz, de 1993. Por fim, foi lançado o disco Capoeira Volume 1, datado de 1994.

Através do Twitter, a sambista Leci Brandão deixou pêsames. "A capoeira está de luto. Mestre Joel é uma referência da Capoeira Paulista. Sua passagem nos deixa imensamente tristes, mas com a certeza de que seu legado será levado adiante. Que Olorum o receba em festa. Descanse em paz, Mestre!", escreveu.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-festeja-40-anos-com-live-repleta-de-convidados/
Any Gabrielly, Léo Santana, Zaac, Hungria Hip Hop, Lore Improta, Bera e Dennis DJ estarão na festa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nivus-ja-rodamos-na-bahia-com-o-novo-suv-da-volkswagen/
Em vídeo, apresentamos as primeiras impressões sobre o veículo que tem piloto automático inteligente e detector de fadiga
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-zidane-renata-fan-recebe-parabens-de-david-beckham-assista/
Ex-jogador inglês enviou mensagem que foi reproduzida no ‘Jogo Aberto’, da Band
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pf-cumpre-mandados-contra-quadrilha-que-fraudou-mais-de-r-4-milhoes-do-inss/
O grupo é investigado por, pelo menos, 80 benefícios previdenciários suspeitos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/5-filmes-que-voce-deve-assistir-para-apreciar-as-trilhas-de-ennio-morricone/
Compositor, que morreu aos 91 anos, era grande nome da música no cinema
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-baiano-hiran-lanca-segundo-disco-galinheiro/
Disco tem participações especiais de Tom Veloso, Majur e outros artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/serie-baiana-que-revela-salvador-sombria-ja-esta-disponivel-no-amazon-prime/
Produção tem roteiro e direção de Julia Ferreira, baiana que estudou cinema em Londres e Madri
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netos-de-luiz-gonzaga-divulgam-nota-de-nojo-por-uso-de-musica-em-live-de-bolsonaro/
Jair Bolsonaro convidou o presidente da Embratur para tocar durante a live da última quinta
Ler Mais