Covid-19: sistema funerário entra em colapso no Equador e corpos ficam nas ruas

coronavírus
02.04.2020, 07:10:00
Atualizado: 02.04.2020, 23:27:18
(AFP)

Covid-19: sistema funerário entra em colapso no Equador e corpos ficam nas ruas

Maior parte das funerárias fechou as portas por falta de caixões e medo de contaminação

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


A pandemia do coronavírus atingiu de forma brusca o Equador. O sistema funerário do país entrou em colapso e muitos corpos não estão sendo recolhidos das ruas e das casas. Vídeos no Twitter mostram corpos sendo queimados nas ruas e outros sendo abandonados em via pública pelas famílias.

A cidade mais atingida pela Covid-19 é Guayaquil. Por isso, a população da cidade começou a compartilhar os vídeos nas redes sociais, alertando para a situação de colapso do sistema funerário do país.

O governo do Equador informou que removeu 150 corpos que estavam em várias casas, nos últimos três dias, mas não confirmou quantas vítimas da Covid-19 estão entre os mortos. 

A província de Guayas cuja capital é Guayaquil, concentra 70% dos casos da Covid-19 no Equador, que tem 2.758 infectados e 98 vítimas fatais desde 29 de fevereiro.

Além do volume de cadáveres ter aumentado, há o medo de contaminação por parte dos trabalhadores das casas funerárias, relata o jornal El Comercio. A maioria das casas funerárias fechou suas portas. Apenas 20 dos 120 da cidade estão funcionando.

As buscas por caixões na cidade podem durar até três dias. Ainda de acordo com o jornal, a escassez de caixões também acontece porque os fabricantes não podem comprar madeira, tecidos e tintas, suprimentos necessários para fazê-los.

O governo informou, na quarta-feira, 01, que o número de cadáveres subiu de 30 por dia para 150 em Guayaquil. A polícia recolheu 419, entre 23 e 31 de março.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-sera-comemorado-com-maratona-de-lives-promovidas-pelo-correio/
Serão seis apresentações de bandas e cantores durante o projeto, que arrecadará doações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/junho-chegou-correio-promove-lives-para-comemorar-o-sao-joao/
Apresentações acontecem sempre às sextas e sábados de junho, às 19h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-ao-mundo-como-cantar-e-dancar-forro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais