Cozinha dos sonhos: saiba como agilizar produção de alimentos e economizar

salvador
28.06.2018, 06:20:00
Atualizado: 28.06.2018, 06:21:15

Cozinha dos sonhos: saiba como agilizar produção de alimentos e economizar

CORREIO separou dicas que te ajudarão a descobrir como tornar sua vida mais fácil

Se você é fã do Masterchef, Cozinha Sob Pressão ou Cozinheiros em Ação, há de admitir que ‘já era’ o tempo em que a influência dos reality shows de gastronomia se restringia às receitas. Com uma vitrine cada vez mais forte nos populares programas de culinária, os fogões, geladeiras, liquidificadores e afins se reinventam com facilidades e abrem os olhos do público para uma cozinha rápida, prática e eficiente. O CORREIO conversou com especialistas e separou dicas que te ajudarão a descobrir como tornar sua vida mais fácil.

A mudança no comportamento dos clientes em relação aos eletros da cozinha vem sendo percebida  há alguns anos pelo coordenador operacional e chef do Senac Pelourinho, Josenilton Santos. Além da influência dos realities, o crescimento do acesso do consumidor a restaurantes com propostas cada vez mais inovadoras motivaram as pessoas a levar a alta gastronomia para casa. 

“Antes a gastronomia era um poder para poucos, hoje a TV mostra que as pessoas podem meter a mão na massa e criar, e elas se perguntam: como farei aquele prato sem ter esses equipamentos?”, aponta.  

Ainda segundo ele, tudo isso provocou um movimento de profissionalização das cozinhas, trazendo para o lar aparelhos que antes só eram comuns em restaurantes.

Cooktops com opção de boca central maior - indicados para o preparo de pratos em maior quantidade -, fogões com opção de salamandra para gratinar pratos, geladeiras com refrigerador invertido e batedeira planetária são alguns dos exemplos que despontam na lista dos queridinhos da cozinha moderna. 

A preocupação com a escolha dos equipamentos de cozinha também entrou na lista do arquiteto e decorador Wesley Lemos, que afirma que, a busca pela tecnologia por parte de quem está montando uma nova cozinha, também é uma consequência natural da procura por mais comodidade e otimização do tempo. 

Arquiteto Wesley Lemos dá dicas de como escolher os melhores aparelhos para sua cozinha
(Foto: Xico Diniz/Divulgação)

“Os aparelhos mais modernos trazem uma série de facilidades que ultrapassam até a qualidade do produto final, que é o prato”, diz. Ele ressalta ainda que a tecnologia agiliza a produção na cozinha e gera economia para o consumidor, através do consumo de energia, gás e até mesmo os insumos. “É algo fundamental na corrida do dia a dia”.
 
Entre os itens que passaram a fazer parte da composição da cozinha como um complemento à produção dos pratos e à necessidade da resposta à rotina fora de casa, os equipamentos para conservação de alimentos são apontados pelo chef  Josenilton Santos como essenciais. “O congelamento se tornou uma realidade e o reaproveitamento de insumos é fundamental. Por isso, frequentemente recomendo a seladora à vácuo na cozinha doméstica, para garantir a preservação dos alimentos”, diz. 
 
Apesar do vasto cardápio de possibilidades, quando o assunto é escolher os eletros que vão ajudar na criação do seu menu, Wesley destaca que é importante evitar o deslumbramento e buscar a composição de um ambiente agradável ao gosto do cliente, evitando os possíveis “elefantes brancos”.

“A escolha do que não pode faltar na cozinha deve levar em consideração o que é essencial para o morador, caso contrário pode acabar acontecendo um investimento alto e os equipamentos caírem em desuso”, explica

Para Josenilton, a melhor forma de evitar arrependimento e fugir de gastos desnecessários é apostar na combinação de um consultor da área de gastronomia com um decorador, já que as funções se complementam e o resultado positivo na composição da cozinha dos sonhos é garantido.

Conheça algumas dessas novidades para sua cozinha:

Forno Duplo
Fogão com duplo forno permite preparar dois pratos diferentes simultaneamente, sem correr o risco de queimar, já que os fornos são independentes. O equipamento ainda conta com timer, que avisa quando o prato está pronto.

(Foto: Divulgação)

Batedeira com Moedor
Esse equipamento, que se tornou conhecido por conta dos realities, concentra em um só aparelho utilidades para preparar massas, bolos, pães, carnes e diversos insumos.

(Foto: Divulgação)

Geladeira French Door 
Com painel de touch screen, é possível controlar funções sem abrir a  porta. As prateleiras agregam organizador de itens de diferentes formatos e as gavetas preservam frutas e verduras por mais tempo.

(Foto: Divulgação)


Seladora à Vácuo
Muito útil para os adeptos do congelamento, este aparelho doméstico possui temporizador de selagem por calor e promete a redução do tempo de deterioraçãodo alimentos em até cinco vezes.

(Foto: Divulgação)

Cafeteira de Cápsula
Esse modelo de cafeteira caiu do céu para quem se preocupava com o ponto do café. Além da facilidade para os amantes de cafeína, as empresas também já oferecem cápsulas de chá.

(Foto: Divulgação)


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas