Crianças com Down têm mais chances de ter doenças nos olhos

salvador
21.03.2019, 05:00:00

Crianças com Down têm mais chances de ter doenças nos olhos

Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado nesta quinta e terá programação especial

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Em homenagem ao Dia Internacional da Sindrome de Down, comemorado no dia 21 de março, Salvador terá campanhas específicas para este público.  

Crianças com Down precisam de cuidados extra com a saúde dos olhos
(Foto: Marina Silva/CORREIO)

A síndrome, ou trissomia do cromossomo 21, ocorre quando o indivíduo apresenta 47 cromossomos em suas células, ao invés dos 46 que a maioria das pessoas possui. O cromossomo extra acaba gerando a condição e faz com que seja necessário tomar alguns cuidados extra com a saúde, principalmente dos olhos.

Isso porque, pessoas com Down são mais suscetíveis a apresentar algumas doenças oftalmológicas, como miopia mais alta que o comum, astigmatismo, estrabismo e deformações na córnea. Com o aumento na possibilidade de doenças, maior a necessidade de acompanhamento médico.

“É preciso que o paciente seja acompanhado sempre por um oftalmologista, para que o médico trate das possíveis alterações que se apresentem”, explica Ludmila Berodia, oftalmologista especialista em catarata.

Para a especialista, um dos principais cuidados a ser tomado é com relação à ambliopia, uma baixa visão que pode derivar de uma miopia não tratada. “O mais importante é tentar evitar a ambliopia. Corrigindo precocemente a visão, com óculos, ou com cirurgia da catarata caso seja diagnosticada. Isso tudo melhora a qualidade de vida do paciente“, detalhou. 

Comemoração
Uma das instituições mais presentes na ajuda e tratamento da população com Down, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), preparou uma programação para não deixar passar em branco a data comemorativa.

Às 13h, os alunos da Apae participarão de uma sessão exclusiva de cinema. Além disso, estamparão uma coleção de marca de roupas soteropolitana. 

“Além da inclusão, a ação com a sessão de fotos visa promover a autoestima dessas pessoas. Já nesta quinta, haverá uma sessão especial na Câmara de Vereadores, na qual os direitos das pessoas com deficiência serão lembrados e discutidos, com foco na Lei Brasileira de Inclusão", informou por meio de nota.

As comemorações seguem no final de semana. No domingo (24), os alunos da instituição entrarão em campo com os jogadores do Bahia, em jogo contra o Salgueiro, às 18h, na Fonte Nova.

Serviço
Dia 21/03 (quinta-feira) - 9h Sessão especial na Câmara dos Vereadores
Dia 21/03 (quinta-feira) 13h Sessão de Cinema no CineMobi (Center Lapa)
Dia 24/03 (domingo) 17h -  Alunos da Apae entram com jogadores do Bahia

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas