Crianças lotam Parque da Cidade em dia de programação especial

Local recebeu shows, oficinas e teve muita diversão

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 12 de outubro de 2018 às 14:13

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Nada de celular, tablet ou televisão. Em um feriado com cara de domingo de sol, pais e filhos foram ao Parque da Cidade para comemorar o Dia das Crianças, nesta sexta-feira (12). O local recebeu uma programação especial durante os turnos da manhã, e seguirá com eventos à tarde.

Logo pela manhã, na entrada do parque, os olhos da criançada brilhavam com a estrutura montada para comemorar a data. Balões coloridos, brinquedos para todos os gostos, bolas de todos os tamanhos e barraquinhas de guloseimas, como pipoca, crepe e maçã do amor, eram alvo constante dos pequenos.

A distância do mundo virtual e a vivência de atividades lúdicas, inclusive, foram os principais motivos pelos quais a auxiliar de serviços gerais, Eliana Ferreira de Souza, de 40 anos, decidiu levar a filha para curtir a programação do Parque da Cidade, na avenida ACM.  Bia, de 6 anos, que é dona de um canal no Youtube, fugiu do mundo virtual e passou o dia se divertindo (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) “É uma distração para ela. Na quinta-feira ela me perguntou onde eu ia passar o dia com ela e eu prometi fazer alguma coisa diferente e acabei trazendo para o parque. Ela vestiu uma fantasia de bailarina está aqui se divertindo muito. Onde a gente mora não tem onde ela brincar, além de não ter criança. Acaba que ela não tem contato com ninguém da idade dela, só quando vai para a escola. Aqui ela ficou super feliz, fez novos amigos. Ela adora”, conta Eliana, que é mãe de Ana Beatriz, de 6 anos, que já tem um canal no Youtube.

“Ela tem canal no Youtube e gosta muito de internet, mas é importante que ela também conviva com outras crianças, então eu gosto de trazer em lugares assim” , completa ela, ao assistir Bia, como a menina é conhecida, pintar um desenho azul e branco no rosto.

Além de atrações tradicionais do Dia das Crianças, como pula-pula, cama elástica, pintura no rosto e brincadeiras com animadores infantis, o Parque da Cidade aproveitou a presença das crianças para estimular interações educativas. 

Boliche feito com garrafas pet, carrinhos produzidos com galão de água sanitária e jogo da velha utilizando apenas papelão. Um dos stands mais cheios foi o da Empresa de Limpeza Urbana da Cidade do Salvador (Limpurb), que promoveu uma oficina de brinquedos feitos com materiais reciclados. Brinquedos feitos com garrafa pet garantiram a diversão das crianças (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) A coordenadora de educação comunitária da Limpurb Letícia Marques explicou a importância desse tipo de atividade. “Nós temos um trabalho de educação comunitária onde priorizamos sempre as crianças. Eles amaram as brincadeiras, pediram para que os pais ajudassem a fazer em casa. Brincamos de acertar o lixo na lata certa de reciclagem, ensinamos que os materiais que iriam para o lixo podem ser úteis e ainda ajudar a fugir das brincadeiras tradicionais. Eles se divertem muito, adoram”, relata. 

Outro stand que roubou a atenção dos pequenos foi o da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCMS) que, através do Grupamento Especial de Proteção Ambiental (GEPA) expôs animais silvestres empalhados, como tatu, pinguim, jaguatirica e cobras. “Uau! É de verdade mesmo?” perguntou João Pedro, de oito anos, um dos mais empolgados do local. 

“É a chance de ver os bichos de verdade, de perto. Eu nunca tinha tocado em um pinguim. É estranho, porque parece que estão vivos”, contou ele, que recebeu explicações de funcionários do local, que faziam questão de esclarecer para as crianças que os bichos devem ser mantidos na natureza e não são adequados para estimação. Criançada aprendeu algumas atividades físicas feitas pelo exército, como caminhar em cordas (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) Festa musical Além de todas as atividades espalhadas pelo Parque da Cidade, pais e filhos também puderam curtir atrações musicais durante todo o dia, no Anfiteatro do local. A banda infantil Playgrude abriu os trabalhos, com canções que fizeram sucesso entre os pequenos, além de brincadeiras interativas com direito a brindes. Lore Improta foi uma das convidadas mais esperadas da festa (Foto: Instagram/Reprodução) Depois, foi a vez da dançarina Lorena Improta, sucesso entre as crianças, subir ao palco para comandar a festa. A loira, que estavacom uma roupa rosa e prateada, arrancou gritos e manifestação de carinho de meninos e meninas. Ela, inclusive, fez sua estreia como cantora no início deste mês e já gravou dois clipes: “Movimenta o Corpo” e “Aula de Dancinha”. 

Ainda hoje, a cantora Mari Antunes, da Banda Babado Novo, se apresentará e promete agotar a galera ao som do axé.