Crise constitucional: vice do Peru recua e renuncia ao cargo de presidente interina

Ela havia sido nomeada pelo Congresso na última segunda (30)

Publicado em 2 de outubro de 2019 às 09:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP

A vice-presidente do Peru, Mercedes Aráoz, renunciou ao cargo de presidente interina na noite desta terça-feira (1º). Ela havia sido nomeada pelo Congresso na última segunda (30). 

Em uma carta publicada em suas redes sociais, Mercedes explicou que decidiu pela renúncia devido “ao rompimento da ordem constitucional” e “porque não há condições mínimas para exercer o posto”. Ela diz ainda que espera que novas eleições gerais sejam convocadas.

O presidente do Peru, Martín Vizcarra, dissolveu o Congresso, controlado pela oposição, e convocou novas eleições na segunda-feira, com o argumento de que esse era um passo necessário para vencer a corrupção sistêmica. Parlamentares da oposição então votaram para suspendê-lo do posto e nomearam para a presidência a vice-presidente, Mercedes Araoz, que recentemente rompeu com o líder.

Nesta terça-feira, a Organização dos Estados Americanos (OEA), com 35 membros, pediu que o Tribunal Constitucional do Peru se posicione, enquanto os dois lados trocam acusações de abuso de poder e de ameaçar a estabilidade nacional.

As Formas Armadas e os governadores apoiaram Vizcarra, enquanto várias entidades de empresas privadas anunciaram que apoiariam Araoz. Na noite de segunda-feira, legisladores tomaram juramento da vice como a chefe de Estado de direito do país.