Crise entre Poderes: Alcolumbre decide não pautar indicação de Bolsonaro para o STF

Após pedido de impeachment de Moraes, senador diz que, se presidente não distensionar relações, não será possível avaliar indicação de André Mendonça

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2021 às 22:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marcos Oliveira/Agência Senado

Em reação ao pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes feito pelo presidente Jair Bolsonaro, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), decidiu não pautar a indicação do ex-advogado-geral da União, André Mendonça, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A informação é do comentarista da Globo News Gerson Camarotti.

Leia mais: Bolsonaro envia ao Senado pedido de impeachment do ministro Alexandre Moraes

Leia também: Supremo repudia pedido de impeachment apresentado por Bolsonaro contra Moraes

Veja ainda: Pacheco: não antevejo fundamentos para impeachment de ministro do Supremo Segundo as informações, Alcolumbre disse a senadores que ou Bolsonaro "distensiona" a relação entre os poderes e reconstrói pontes, ou não será possível avaliar alguma indicação do presidente na CCJ.

O senador presidiu o Senado em 2019 e 2020 e, no período, foi interlocutor frequente de Bolsonaro. Alcolumbre considerou o pedido de impeachment uma afronta gravíssima e lamentável às instituições, além de falta de respeito com o STF.

De acordo com o regimento, ministros do STF são indicados pelo presidente, em seguida sabatinados na CCJ do Senado para em seguida ter a aprovação decidida pelo plenário da casa.