Dá para economizar com a compra do material escolar?

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Edisio Freire
  • Edisio Freire

Publicado em 28 de janeiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Qual o segredo para gastar menos com a compra de material escolar? Este ano, só os livros da minha filha passa dos R$ 1 mil... Luiza Pereira

Olá Luiza. Dentre as inúmeras despesas de início de ano, quem tem filhos em idade escolar tem que lidar ainda com a lista de material e de livros pedidos pelas escolas, portanto, é preciso ter paciência e criatividade para diminuir o impacto financeiro nesse inicio de ano. A primeira coisa a fazer é uma boa pesquisa. De posse da lista dos livros e dos materiais, pesquise o melhor preço e condições, lembrando que se realizada em grande quantidade o preço das compras será ainda menor, então, se houver a possibilidade de reunir com outras famílias e fazer uma compra única, conseguirá preços melhores e a economia pode chegar a 20%. Uma estratégia é reciclar livros. Isso pode ser feito pesquisando, nos conhecidos sebos, os livros que seu filho irá usar. Dessa forma encontrará preços mais em conta, além de ter a possiblidade de fazer permutas com livros usados e em bom estado, reduzindo ainda mais os gastos com esse item. Outro fator que acaba elevando muito os custos do material escolar são os itens com marcas famosas, como lápis, caneta, mochila, dentre outros. Tentar fugir disso vai lhe gerar uma boa economia, contudo, isso deve ser feito em comum acordo com a criança para que não tenha problemas com a escolha.

O momento é favorável para quem quer comprar um carro agora?  Victor Martins

Olá Victor. Com a redução da taxa básica de juros da economia as instituições financeiras começam a reduzir um poucos os juros de empréstimos e financiamentos, e isso também está acontecendo para o financiamento de veículos, logo o momento é oportuno para a compra de veículos se essa aquisição estiver no seu planejamento financeiro, considerando as parcelas futuras, os custos com IPVA, seguro, manutenção, combustível, dentre outros. É importante observar também que muitas montadoras oferecem planos distintos para a aquisição do carro novo, como taxa zero, planos com pagamento de parcela balão no final, enfim, tentam a todo custo seduzir o cliente a aderir a seus planos. Recomendo que tenha cuidado e analise com calma cada situação e busque a alternativa que for mais adequada ao seu orçamento, sempre tentando opções que tenham menor impacto de juros e encargos, o que chamamos de menor custo efetivo total, e que caiba no seu orçamento para evitar que eleve o seu nível de endividamento

Como se tornar um pequeno investidor no mercado de ações? Daniel Jesus

Olá Daniel. O mercado financeiro é muito fascinante e apresenta cenários extremamente voláteis que proporcionam excelentes possibilidades de ganhos, assim como expõe plenamente o seu capital ao risco, um ambiente nada conservador e que promove uma alta carga de adrenalina. O primeiro passo para atuar no mercado de ações é conhecer mais sobre as operações de renda variável. Não existe uma fórmula pronta, é estudar, aprender e aplicar o aprendizado da forma que for mais conveniente. É possível iniciar com pequenas quantias sim, tanto com a compra de ações, ou participando de fundos de ações, ou operando em Day Trade. Em todos os casos existem taxas a serem pagas, que variam de acordo com a instituição e que devem ser observadas para que analise a viabilidade da sua operação, pois para cada movimento de compra ou de venda haverá uma cobrança de taxa. Então, dependendo do valor aplicado, a operação pode se tornar inviável pelo pagamento das taxas. Fique atento a esses itens, escolha a sua corretora e inicie suas atividades nesse ambiente fascinante que é o mercado de ações.