Daniel vê reação contra Independiente como motivação para Nordestão

Tricolor perdeu do Ceará na ida por 1x0 e precisa reverter vantagem para ficar com o título

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2021 às 16:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

No duelo contra Independiente, o Bahia saiu atrás por 2x0, mas empatou no segundo tempo e garantiu o 2x2, pela Sul-Americana. Poderia até ter virado, se Gilberto não tivesse desperdiçado cobrança de pênalti. É esse poder de reação que o meia Daniel quer para o duelo contra o Ceará, pela decisão da Copa do Nordeste.

O primeiro encontro da final terminou em 1x0 para o Vozão. Na volta, marcada para sábado (8), às 16h, no Castelão, o Esquadrão precisa vencer por dois gols de diferença para ficar com o título em tempo regulamentar. Se ganhar por um gol de vantagem, a taça será decidida nas cobranças de pênaltis."[Os torcedores] viram, nestes últimos 45 minutos [do duelo contra o Independiente], que a gente tem um elenco muito aguerrido, que não vai desistir nunca. Sempre vai buscar o jogo até o final. Muitos devem ter pensado, quando a gente tomou 2x0, que o jogo já estaria perdido, por causa do campo encharcado, a bola sem correr. E não foi bem assim. A gente buscou, correu. Quase conseguimos a virada. A gente tem que levar isso tudo para o jogo contra o Ceará, porque a gente já está começando atrás no placar", comentou o meia.Diante do Ceará, o Bahia tentará ainda quebrar um tabu. Desde novembro de 2018 que o tricolor não ganha do adversário. De lá para cá, foram oito duelos, com seis vitórias do Vozão e dois empates. Para Daniel, é preciso acreditar no trabalho da equipe - e se manter calmo, sem pressa ou afobação.

"A gente tem que ter a cabeça bem tranquila, no lugar, focada, confiante no trabalho que a gente vem fazendo. Eles têm uma vantagem, mas é uma vantagem mínima. Então a gente tem que ter consciência de que, com 1x0, já está indefinido, vai para os pênaltis. Então a gente tem que entrar bem tranquilo, confiando no que a gente veio fazendo, 11 contra 11, que a gente estava jogando muito bem. E sabendo que a gente tem condições de trazer o título para Salvador", afirmou."O grupo vai chegar, fisicamente, muito bem. A gente teve quarta, hoje e ainda vai ter amanhã. Tratando-se de uma final, a gente poderia jogar na sexta e, depois, já jogar no sábado, que a gente não sentiria aquele cansaço todo. Só por ser um jogo desse tipo, você ganha um algo a mais. Então acho que nosso time vai chegar bem, inteiro, para esse jogo. Tomara que dê tudo certo", continuou.Daniel vem mostrando boas atuações, mas ainda não marcou pelo Bahia neste ano. O meia, no entanto, confia que o gol chegará na hora certa.

"Fico feliz de estar podendo ajudar o time dentro de campo. Infelizmente, não marquei ainda. Todo jogador gosta de fazer gol. O principal é sempre ajudar o time, a gente conseguir sair com o triunfo. Mas, lógico, se sair esse gol agora na final, eu vou ficar muito feliz. O gol vai ter saído na hora certa. Eu sempre digo que o importante é o gol sair na hora certa. Nada melhor do que se sair nesta final. Mas, se não sair, o importante é o título", disse.

Confira outros trechos da entrevista do meia Daniel

Se sente confortável no esquema tático? Me sinto bastante confortável na posição em que estou jogando. É a posição em que mais gosto de jogar. Tendo liberdade de flutuar para os dois lados, voltar, pegar a bola atrás, tentar levar a bola para frente. Quanto à falta de compactação, não concordo. Acho que o nosso time faz grandes jogadas, bastante triangulação. Lógico que, em alguns jogos, mais, em outros, menos. Mas a gente vem trabalhando para isso ser uma constante em todos os jogos, independente do adversário. Acho que a gente está evoluindo a cada jogo nisso.

Busca pelo título A gente se apega ao grupo, na nossa união, nosso comprometimento, amizade. No dia a dia de trabalho, a gente vê o empenho de todo mundo, e não é aquela coisa clichê. A gente vê que o grupo esse ano está querendo colocar o nome na história do Bahia. Até pelo ano passado, que foi bastante sofrido para a gente. A gente foi vice-campeão da Copa do Nordeste, o mesmo time. Mas o final do ano foi bastante conturbado para a gente. Então, neste ano, a gente está querendo muito um ano diferente. E nada melhor do que começar com esse título para dar um ânimo a mais, uma confiança a mais, para ser um grande ano a temporada inteira.

Como preparar o emocional? A gente tem que sempre estar preparado. A cabeça do jogador. Acabou o jogo na terça-feira, e a gente já estava falando, no vestiário, do jogo de sábado. É muito dinâmico o futebol. Eu procuro me preparar. Tento relaxar o máximo possível até a hora de entrar em campo. Gosto de ficar brincando com meu filho. Na concentração, até o último momento, eu fico vendo ele em chamada de vídeo. Para ficar relaxado e poder entrar em campo e desempenhar o melhor possível.

Espera um time intenso na final? Espero e tenho quase certeza de que a gente vai ser bastante intenso no sábado. A gente já está começando atrás do placar. Nosso time gosta de ter a bola, gosta de impor o jogo. Então a gente tem que tentar fazer isso os 90 minutos no jogo contra o Ceará. Não pode, em nenhum momento, querer ficar lá atrás. Ainda mais pela desvantagem. A gente tem que ir em buscar do resultado. Espero que a gente consiga dar alegria para o nosso torcedor.