Daniela Mercury escreve carta para Fux sobre criminalização da LGBTfobia

variedades
18.10.2020, 08:07:00
(Celia Santos/Divulgação)

Daniela Mercury escreve carta para Fux sobre criminalização da LGBTfobia

Ela pediu reunião para falar do assunto e criticou AGU, que quer revogar decisão do STF

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A cantora Daniela Mercury pediu encontro em caráter de urgência com o Observatório de Direitos Humanos, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para falar sobre o pedido da Advocacia Geral da União (AGU) para revogar a criminalização da homofobia e da transfobia junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ela também escreveu uma carta ao ministro Luiz Fux, presidente da Corte, solicitando uma reunião para debater o assunto. Fux também é presidente do CNJ.

No ano passado, o STF equiparou a homofobia ao crime de racismo. Na época, Daniela e a mulher, a empresária Malu Verçosa, acompanharam pessoalmente os debates. "A petição da AGU é vaga, não explica a que tipo de situações de fato se refere, mas visa a legitimar condutas discriminatórias", escreveu a cantora.

A baiana compara o pedido da AGU à segregação que o apartheid manteve na África do Sul, afirmando que o regime pregava que todos eram iguais, mesmo tendo essa segregação amparada na lei. "Não podemos aceitar isso em nosso país, notável pela diversidade social e cultural, que não admite discriminação, que não admite discriminação das pessoas LGBTI+. É o que o STF já decidiu", diz.

Ela continua:  "Apelamos ao CNJ para que reforce a garantia da liberdade de expressão da população LGBTI+, para que ela não seja discriminada pelo simples fato de viver de forma livre e feliz, sem vergonha de vivenciar plenamente sua orientação sexual ou sua identidade de gênero". Leia a carta completa.


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas