De olho no Baianão, time sub-23 do Bahia vence amistoso por 3x0

Gols foram marcados pelo volante Caio Mello e pelos atacantes Gustavo e Gabriel Esteves

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2019 às 16:16

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/EC Bahia

Em preparação para o Campeonato Baiano de 2020, o time sub-23 do Bahia conseguiu um bom triunfo em seu primeiro teste. A equipe de transição do Esquadrão bateu por 3x0 um combinado formado por atletas e ex-atletas, na manhã desta segunda-feira (23), no Fazendão. 

Pelo time rival ao tricolor, estavam nomes como Diego Higino (que teve passagem por clubes como o Vasco da Gama), Moisés Ribeiro (ex-Chapecoense) e Cadu (ex-base do Bahia).

O volante Caio Mello e atacantes Gustavo e Gabriel Esteves marcaram os gols do triunfo. A partida foi realizada em dois tempos de 30 minutos e o técnico do sub-23,  Dado Cavalcanti, aproveitou para fazer testes com dois grupos diferentes. 

Na primeira etapa, escalou Matheus Teixeira; Lepo, Fábio Alemão, Anderson e Mayk; Paulinho; Caio Mello, Cristiano, Gustavo e Gabriel Esteves; Saldanha. Depois, entraram em campo Matheus Teixeira; Lucas Rodrigues, Adriano, Jaques e Hélio; Pará; Luciano Buiu, Dimitri, Gabriel Esteves e Vitinho; Caíque.

O goleiro Fernando, do zagueiro Ignácio e do meia Edson, que estavam de férias e se apresentaram ao Bahia na última semana, tiveram um trabalho separado, com o preparador Vitor Gonçalves. 

Próximos passos O grupo agora tem dois dias de recesso natalino e retornará aos trabalhos nesta quinta-feira (26). 

“Encerramos a primeira fase de preparação. Agora vamos abrir mais o campo e trazer mais a realidade do próprio jogo. A ideia é fazer mais um amistoso ainda neste ano, provavelmente com o Bahia de Feira, para mensurar em que nível nós estamos de preparação. Mesmo aquilo que observamos de ruim é positivo. A ideia é fazer mais três jogos antes do Campeonato Baiano, para deixar os jogadores em contato com o nível competitivo que enfrentaremos em 2020”, disse o técnico Dado.

O primeiro jogo do Esquadrão no Baianão está marcado para o dia 15 de janeiro, às 21h45, contra a Juazeirense, fora de casa. 

Já o time principal do Bahia terá compromisso no dia 25 do mesmo mês, contra o Santa Cruz, no estádio do Arruda, em Recife.

Confira outros trechos da entrevista de Dado Cavalcanti:

Placar ajuda? "O resultado é o que menos importa nessa primeira oportunidade. Fiquei satisfeito com essa primeira movimentação. Passamos agora para um outro caráter de treinamento. Temos a definição de uma forma de jogar e penso que com a evolução dos atletas que foram incorporados aos que fizeram a primeira movimentação a gente tende a ganhar um pouco mais".

Atletas incorporados "Eu posso falar que é um ponto de partida, porém existem mutias mudanças a serem feitas. Três atletas não participaram desse jogo treino que estão aqui conosco e devem fazer parte da nossa formação inicial. Existem outros jogadores que estão em fase final de negociação que eu observo com jogadores com boas perspectivas de serem titulares. Existe uma espinha dorsal, mas há muitas mudanças para acontecer".

Panorama do elenco "Existe na nossa composição vários jogadores bem jovens. Hoje jogamos com Pará, que tem 17 anos e é de nossa base. Está fazendo a pré-temporada conosco. Também tem jogadores com 24 e 25 anos. A equipe de transição não se limita por idade, nem pra cima nem pra baixo. O nome já explica: é uma passagem, forma de amadurecer o atleta com conteúdos de treinamento e competitividade de jogos pra que eles vistam a camisa do Bahia, entendam o que é o Bahia, a cobrança pelo rendimento e pelo resultado. A equipe vai se formando a partir de um conceito e desses objetivos principais. Temos uma boa base que disputou o Brasileiro de Aspirantes, vieram 4 atletas do sub-20 e estamos tentando reforçar o grupo para dar um pouquinho mais de casca para que essa equipe jovem que tem pouco lastro de jogo tenha uma convivência com atletas mais experientes e aí sim formamos uma equipe competitiva e disputar o Campeonato Estadual".

Balanço da pré-temporada "Encerramos a primeira fase de preparação. Tínhamos dois grupos, um se apresentou dia 2 e outro que se apresentou dia 18. Hoje nós conseguimos igualar os dois grupos. Daremos uma folga de dois dias, eles se apresentam no dia 26 e nessa reapresentação teremos um grupo mais uniforme. O nosso trabalho diário trouxe uma fase de recondicionamento, mas trabalhamos sempre com bola, ideias de jogo, comportamentos que queremos reproduzir em campo mesmo com pequenos jogos e espaço reduzido. Agora vamos abrir mais o campo e trazer mais a realidade do próprio jogo. A ideia é fazer mais um amistoso, provavelmente com o Bahia de Feira, ainda neste ano para mensurar em que nível nós estamos de preparação. Mesmo aquilo que observamos de ruim é positivo. A ideia é fazer mais três jogos antes do campeonato para deixar os jogadores em contato com o nível competitivo que enfrentaremos em 2020".