Decisão sobre reabertura em Pernambués será por números, não pressão, diz Neto

Prefeito afirmou que resultados de teste rápido no bairro estão com menos casos positivos

Publicado em 27 de agosto de 2020 às 12:16

- Atualizado há um ano

. Crédito: Nara Gentil/Arquivo CORREIO

O número de infectados pelo coronavírus no bairro de Pernambués caiu e é possível que a região passe por uma flexibilização nesse final de semana, afirmou nesta quinta-feira (27) o prefeito ACM Neto. Questionado sobre os protestos que moradores fizeram essa semana pedindo pela reabertura do comércio, o gesto disse que esse comportamento não altera as decisões. "Eu sou uma pessoa que sei lidar com pressão. Se tem alguém que foi pressionado nessa cidade na pandemia fui eu", afirmou.

Neto falou sobre o assunto durante a inauguração de uma Unidade de Saúde da Família (USF), no Jardim Campo Verde, bairro que fica entre Salvador e Simões Filho. Ele foi questionado por repórteres sobre a situação de Pernambués, que há semanas está em isolamento setorizado, e respondeu que talvez as atividades sejam retomadas nos próximos dias.

"Prefeito, amanhã [sexta-feira] quando você anunciar os bairros pode ser que as medidas sejam encerradas? Pode, mas não porque ninguém foi fazer passeata, fechar a rua, queimar pneu, foi pro meio da Paralela atrapalhar trânsito. Se for, a decisão será tomada exclusivamente com base nos números", afirmou.

Ele disse que houve uma redução no número de casos confirmados de covid-19 através dos testes rápidos em Pernambués e, por isso, o bairro pode ser do isolamento a partir do final de semana. “Mas não será a pressão", garantiu.

O prefeito frisou que as decisões que tem tomado são para proteger a saúde. "Nem no Nordeste, nem em Pernambués, nem na Vitória, nem na Graça, nem em lugar nenhum dessa cidade as escolhas foram feitas com base em pressão. Não vai ser agora que isso vai mudar", concluiu.

Pernambués passa por medidas de restrição contra a covid-19. Os moradores da região pediram uma mudança similar à que aconteceu no Nordeste de Amaralina, sob restrições há seis semanas, em que a reabertura dos comércios foi autorizada em horário reduzido.