Assine

Decoração de Natal do Campo Grande terá visita agendada através de site


 

Iluminação do 'Natal de Esperança', entregue nesta segunda, tem restrições por conta da pandemia; veja como ter acesso

  • Gil Santos

Publicado em 30/11/2020 às 19:44:32
Atualizado em 21/04/2023 às 20:43:06
. Crédito: Foto: Nara Gentil/CORREIO

A pandemia alterou muitos costumes neste ano, mas ao menos uma tradição foi mantida no meio de tantas mudanças. A iluminação de Natal de Salvador foi inaugurada nesta segunda-feira (30), na Praça Dois de Julho – ou Praça do Campo Grande, como é mais conhecida. São 1,7 milhão de lâmpadas clareando a região e reverenciando uma das festas mais importantes para o povo cristão: o nascimento de Jesus Cristo. 

A Bíblia conta que Gaspar, Baltazar e Melchior encontraram o Menino Jesus depois de seguir a luz de uma estrela. Assim como aconteceu com os Três Reis Magos, a visitação à iluminação da praça desse ano será guiada. A novidade foi a maneira encontrada pela prefeitura para permitir a visitação sem provocar aglomerações. 

Quem quiser conhecer a decoração de perto terá que se cadastrar no site natalsalvador.salvador.ba.gov.br. Será gerado um QR CODE que deverá ser apresentado junto com documento de identidade na entrada da praça. Foto: Nara Gentil/CORREIO O uso de máscara é obrigatório, e a medição da temperatra ocorrerá através de câmeras, como já acontece nos shoppings e na Estação da Lapa. Será permitida a entrada apenas de até 500 pessoas por vez, para obedecer aos parâmetros de segurança da saúde, e serão cinco sessões por dia, das 18h às 22h, com 30 minutos cada. Cerca de 30 monitores treinados pelo Município vão orientarar os visitantes.

A primeira sessão de cada dia será exclusiva para idosos e pessoas com deficiência. A decoração ficará disponível até o dia 6 de janeiro, como acontece todos os anos, e já pode ser visitada a partir dessa terça-feira (1º).

Confira galeria de imagens do local. [[galeria]]

Batizado de “Natal da Esperança”, a decoração deste ano terá outras novidades. Por conta da pandemia, não haverá Casa do Papai Noel nem Vila de Natal. A comercialização de alimentos e bebidas na praça também está proibida.

A única atração são as luzes, a árvore de 22 metros de altura e alguns monumentos, e talvez por isso, nesse ano, os números impressionam mais. A Catedral da Luz, que no ano passado foi espaço disputado para selfies, desta vez recebeu o nome e Catedral da Esperança, e tem 310 metros de extensão e cada nave tem 77 metros de comprimento. Foto: Nara Gentil/CORREIO Entrega do espaço Os detalhes foram apresentados pelo prefeito ACM Neto. Ele fez a inauguração oficial e chegou ao local acompanhando das duas filhas, como costuma fazer todos os anos, e do prefeito eleito Bruno Reis.

Neto e companhia percorreram parte da praça, visitaram o presépio e assistiram a uma apresentação teatral natalina. Em seguida, o prefeito disse que precisou redobrar os cuidados esse ano para permitir a visitação de forma segura e eficiente.

"A partir de hoje, estamos entregando à cidade do Salvador a decoração de Natal. Há alguns dias, vocês devem estar acompanhando, estamos preparando a cidade. Algumas praças e avenidas estavam com a iluminação ativada, mas como a gente faz todos os anos, a partir de hoje, com a apresentação da iluminação da praça do Campo Grande, nós estamos entregando oficialmente para a cidade a iluminação natalina", anunciou. Foto: Nara Gentil/CORREIO Ele lembrou que no ano passado, 1,3 milhão de pessoas visitaram a decoração no local, o que provocou até congestionamentos, e explicou o tema escolhido para esse ano. "É a esperança em um mundo melhor. A esperança em uma vacina. A esperança de um Natal de luz", disse.

O prefeito eleito Bruno Reis falou em celebração e desafios para o próximo ano. “Estamos aqui para celebrar a vida de milhares de pessoas que nós conseguimos salvar com o nosso trabalho, e também para pedir a Deus que nos dê sabedoria e ilumine a nossa caminhada, afinal de contas os desafios para 2021 serão enormes, em especial na minha vida pela nova missão que o povo da cidade nos deu”, disse.

Ele também falou da relação com o cristianismo. “Sou um homem de fé, sempre me apego em Deus nos momentos difíceis da minha vida e ele nunca me faltou, sempre me dando as oportunidades, então, esse natal é para celebrar”, contou.  

Cidade luz Além do Campo Grande, foram iluminadas de forma especial outras regiões conhecidas da cidade como o Dique do Tororó, Forte Santa Maria e Terreiro de Jesus; as praças Castro Alves, da Sé e Municipal; os largos da Vitória, do Tanque, e da Mariquita; Rua Chile, Caminho de Areia e Ribeira.

Também foram decoradas as avenidas Afrânio Peixoto (Suburbana), Mário Leal Ferreira (Bonocô), ACM, Centenário, e Garibaldi, entre outras. Além disso, as Obras Sociais Irmã Dulce, bairros, viadutos e passarelas da cidade também foram decorados.

Na tradição cristã, foi a luz de uma estrela que anunciou o nascimento de Cristo. A torcida de muita gente que foi ao Campo Grande é de que a iluminação inaugurada nessa segunda seja também o anúncio de que tempos melhores estão por vir.