Delcídio confirma que voz gravada é dele, mas é inocente, afirma advogado

brasil
26.11.2015, 22:03:00
Atualizado: 26.11.2015, 22:04:02

Delcídio confirma que voz gravada é dele, mas é inocente, afirma advogado

Delcídio está "muito chateado" com a prisão, mas permanece "sereno" aguardando o andamento das investigações

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), confirmou em depoimento que é de fato dele a voz em uma gravação em que apresenta um plano de fuga para o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (26) pela defesa do parlamentar. Apesar disso, Delcídio afirma que é inocente e nega que ofereceu R$ 50 mil por mês para que Cerveró não fizesse acordo de delação premiada.

Delcídio foi preso pela PF (Foto: EBC)

"Sim, sim (é ele nas gravações). Nas reuniões que foram apresentadas, inclusive, ele confirmou a presença dele na reunião. E, nas explicações, ele explicou tudo o que foi conversado", disse ao G1 Maurício Leite, advogado do senador. "Ele alega inocência, certamente, e estamos aqui para provar isso", acrescentou.

Ainda de acordo com o advogado, em depoimento de mais de 4 horas Delcídio foi questionado sobre vários trechos da gravação e "deu todas as explicações" à Polícia Federal. Leite afirma que Delcídio jamais ofereceu uma mesada para evitar que Cerveró fizesse acordo com a PF ou citasse seu nome. "Isso não ocorreu. Amanhã, nós vamos soltar uma nota à imprensa, explicando essa situação, mas já está esclarecido no depoimento dele e ele esclareceu essa situação, que isso não ocorreu".

Delcídio está "muito chateado" com a prisão, mas permanece "sereno" aguardando o andamento das investigações.

Prisão
A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quarta-feira (25),  o líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), em Brasília, e o banqueiro André Esteves, dono do banco BTG Pactual, no Rio de Janeiro. A prisão está relacionada às investigações da Operação Lava Jato.

O senador chegou por volta das 8h15 à sede da Superintendência da Polícia Federal em Brasília. A prisão do senador foi autorizada pelo ministro-relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki.

De acordo com a Polícia Federal, o senador foi preso por tentar atrapalhar as investigações da Lava Jato. A polícia também está cumprindo um mandado de prisão contra o chefe de gabinete do senador, Diogo Ferreira.

Segundo a PF, Delcídio tentou dificultar a delação premiada de Cerveró sobre suposta participação do senador em irregularidades na compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Delcídio teria chegado a oferecer fuga a Cerveró, para que o ex-diretor não fizesse a delação premiada.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bisneta-de-mae-senhora-inspira-baiana-azul-de-amaralina-conheca-cida-de-nana/
Bel Borba a contratou como modelo para monumento às baianas sem saber de ascendência, que inclui Mestre Didi e uma das fundadoras da 1ª casa de candomblé
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-quarentena-anitta-lanca-clipe-para-tocame-com-gui-araujo-assista/
Vídeo traz fãs dançando em casa; é a primeira vez que funkeira contracena com namorado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/secretario-do-ministerio-da-saude-destrata-garcom-em-transmissao-ao-vivo-sai-dai/
Élcio Franco falava em medidas de segurança para reabertura da economia quando se incomodou com presença de servidor
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/policia-acredita-que-naya-rivera-se-afogou-e-busca-agora-e-por-corpo/
Imagens de câmera de segurança mostram ela saindo no barco com filho
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sandy-junior-contam-a-propria-historia-em-serie-documental/
Produção em sete capítulos do Globoplay inclui imagens caseiras dos irmãos, ainda antes de serem profissionais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pensei-em-me-matar-diz-atriz-de-malhacao-apos-video-em-site-porno-veja-desabafo/
Pillar Costa, que atuou na novela da Globo no ano passado, entrou em depressão
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-festeja-40-anos-com-live-repleta-de-convidados/
Any Gabrielly, Léo Santana, Zaac, Hungria Hip Hop, Lore Improta, Bera e Dennis DJ estarão na festa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nivus-ja-rodamos-na-bahia-com-o-novo-suv-da-volkswagen/
Em vídeo, apresentamos as primeiras impressões sobre o veículo que tem piloto automático inteligente e detector de fadiga
Ler Mais